Usina Ciência participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento acontece de 15 a 21 de outubro com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
16/10/2018 18h45 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

De 15 a 21 deste mês, acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema Ciência para a redução das desigualdades. Em Alagoas, a programação começou mais cedo, na quinta-feira (11), com atividades na Usina Ciência, parceira do evento, iniciando a 14ª edição da Caravana Itinerante de Ciência e Tecnologia, com a visita de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vão assistir aos shows de Química, Física e Biologia e várias outras atrações.

A Semana, realizada nacionalmente desde 2004, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Telecomunicações (MCTIC) e conta com vários parceiros nos estados. Em Alagoas, as atividades serão marcadas pelasações da Caravana, coordenada pela professora Lenilda Austrilino, e conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e da Universidade Federal de Alagoas, por meio da Usina Ciência.

Segunda a professora Lenilda, a Semana Nacional e a Caravana alagoana buscam aproximar a população da ciência e da tecnologia. “Estamos levando eventos aos municípios do nosso Estado para que todos possam conhecer e participar das atividades de divulgação científica, estimulando a curiosidade e motivando a população a aprofundar seu interesse e conhecimentos sobre ciências e sobre temas anualmente escolhidos”, declarou.

Além de Maceió, a Usina Ciência também terá ações em quatro municípios alagoanos. No dia 16 de outubro a Caravana chega a Inhapi e acampa na Escola Nossa Senhora do Rosário; dia 17, a Pariconha, na Escola Indígena José Carapina; dia 18, a Água Branca, na Escola José Gomes de Lima; e dia 19, a Mata Grande, na Escola Monsenhor Aloysio Vianna Martins.

Durante esses dias do evento, os participantes vão poder contar com várias atividades. A Usina Ciência vai levar toda sua experiência com o Show de Química e suas oficinas: Polímeros - democratizando o consumo; Do Microscópio ao Macroscópio; A química fazendo um mundo melhor; e A química move o mundo. O Show de Física também será a estrela, mostrando as diferentes formas de obter energia; queimando calorias e acendendo a luz por meio da bicicleta transformadora; e o gerador de Van der Graff – eletrizando os cabelos.

Claro que na Caravana não poderiam faltar o Show de Matemática com os desafios e cruzadas; matemática e artesanato natalino; e probabilidade e estatística; e o Show de Biologia, com os temas alimentação e corpo humano; alimentação saudável; direito à alimentação: o que dizem os acordos internacionais; segurança alimentar, e conhecendo as doenças negligenciadas.

A área de Astronomia também vai acompanhar a Caravana com observação do céu com telescópio; oficina Constelário; sessões do Planetário, lançamento de foguetes, oficinas de desenho e de robótica; de suporte básico à vida; de medidas antropométricas; movimento é saúde; brincando com bolhas de sabão e de Robótica, além de mostra de vídeo Ver Ciência e exposições sobre o Rio São Francisco.