Museu Théo Brandão sedia festival de artes cênicas

Exposição vai marcar abertura do evento
Por Jacqueline Batista – jornalista (com Assessoria do Festal)
09/10/2018 10h08 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Programação do Festal vai reunir artistas locais e diversas atividades

Programação do Festal vai reunir artistas locais e diversas atividades

O Museu Théo Brandão (MTB) vai receber o 4º Festival de Artes Cênicas de Alagoas (Festal), a partir desta quarta-feira (10). O evento será iniciado com a abertura da exposição Fios da Memória, às 19h. A mostra poderá ser visitada até o dia 26 de outubro, de terça a sexta, das 9h às 17h.

A exposição reúne materiais ligados aos grupos e artistas do Estado coletados a partir de uma série de entrevistas com artistas e profissionais de diferentes gerações sobre suas experiências enquanto espectadores e fazedores da cena alagoana. Estarão à mostra textos, cadernos de processo, figurinos, fotos, relatos, adereços, artes gráficas, críticas, matérias de jornal, e outros materiais. 

No Museu Théo Brandão, a programação segue na quinta (11), com sarau, a partir das 19h. Já na terça (16), às 19h, haverá um grupo de estudos de crítica teatral, no auditório do MTB. A contação de histórias Encantado das Águas, com Linete Mathias, está marcada para quinta (18), às 15h. E na sexta-feira (19), às 19h, tem a a performance Ciclos Viciosos (Invasão Piegas). Para finalizar a programação no Museu, será apresentado o espetáculo teatral A mala (Cia A Cambada), na terça (23), às 9h45.

Todos os eventos têm entrada gratuita.

A programação também vai acontecer no Espaço Cultural, Casa Jorge de Lima e Praça Sinimbú. Os grupos participantes do Festival se inscreveram em um edital, que recebeu 42 propostas, das quais 15 foram selecionadas. Mais quatro grupos se voluntariaram para compor a mostra, totalizando 19 espetáculos. O Festal está na 4ª edição e é organizado por integrantes de diversos grupos locais, com supervisão do Coletivo Volante de Teatro e Cia do Chapéu.

Contemplado pela segunda vez consecutiva com o Prêmio Algás Social, os grupos e artistas envolvidos na realização do Festal são: Associação Teatral Joana Gajuru, Bárbara Lustoza, Cia do Chapéu, Cia dos Pés, Cia La Casa, Cia Reka de Teatro, Cia Teatro da Meia-Noite, Cia Teatro da Poesia, Cia Vers’Artes, Código 8, Coletivo Volante de Teatro, Coletivo Heteaçã, Grupo Clowns de Quinta, Núcleo Presente e OZinformais Cia Artística. O Festal conta com a parceria da Fundação Municipal de Ação Cultural, Fmac, Escola Técnica de Artes, ETA, e o Espaço Cultural da UFAL, Casa Jorge de Lima e do Museu Théo Brandão. 

Confira aqui programação completa.