Cedu recebe palestra sobre a Pedagogia Waldorf

Tema foi discutido com a mediação da professora Sandra Beck, de Santa Catarina
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
19/10/2018 09h49 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Pedagoga Sandra Beck fala sobre Pedagogia Waldorf no Cedu. Foto: Renner Boldrino

A Pedagogia Waldorf foi tema de uma palestra realizada no Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas nesta quinta-feira (18), com a participação da coordenadora e professora do curso de formação da pedagogia em Santa Catarina, Sandra Beck. Com o tema A importância da infância no desenvolvimento humano: o olhar da Pedagogia Waldorf a discussão foi uma iniciativa da escola de educação infantil Jardim Semear.

A proposta Waldorf é baseada nas ideias do filósofo austríaco Rudolf Steiner e tem como objetivo oferecer uma educação voltada para a liberdade criativa. As escolas que aplicam o modelo defendem que é preciso refletir para as crianças, de até 7 anos, que o mundo é bom, belo e verdadeiro, trazendo realidades e discussões somente a partir dos 14 anos.

“O professor precisa se munir de que o que ele ensina não deveria acatar a criança nessa relação que ela tem de que tudo tem sentido, e por isso é belo, e não alimentar os julgamentos e críticas ao mundo, porque isso naturalmente vai surgir. A escola é o Oásis da criança, o lugar onde deveria estar mostrando o mundo da melhor maneira possível. E não é assim que está sendo feito na televisão, nos games, nos vídeos e em livrinhos infantis”, disse Beck.

De acordo com a coordenadora, os três princípios da pedagogia são: conhecimento, arte e espiritualidade. “No momento atual nós ainda vivemos uma grande ênfase no conhecimento, então o estudante faz a faculdade, faz mestrado, faz doutorado, vai se especializar em uma área bem específica, vai ficar anos vivenciando esse campo do conhecimento e as outras áreas da vida não estão sendo cultivadas paralelamente. E aí a gente encontra muitas pessoas que no meio desse caminho paralisam, entram em depressão ou em pânico, porque extremou para um lado e ficou faltando o resto”, disse a professora.

Durante as aulas em escolas que seguem a filosofia são confeccionados trabalhos manuais desde o 1º ano, como tricô, crochê, costura, modelagem, avançando o grau de dificuldade de acordo com a série da criança. Além de realizar brincadeiras em grupo ou ao ar livre, confeccionar brinquedos com objetos recicláveis, preparar coisas à mão, ações que hoje são consideradas ‘a moda antiga’.

Segundo a professora, nessas escolas, as turmas são divididas de acordo com a faixa etária e não existem crianças atrasadas ou repetentes, elas entram e saem da escola com o mesmo grupo etário. As crianças não usam livros didáticos, e sim cadernos sem pautas, onde elas podem desenhar e escrever, de forma criativa, o que aprenderam durante as aulas.

“Dentro da Pedagogia Waldorf busca-se que arte, conhecimento, religiosidade e elemento moral humano estejam unidos e não separados. Não tenham instâncias. Ela quer unir os três princípios e transformar em algo íntegro para o ser humano”. E conclui: “Fazemos isso na tentativa de oferecer à criança algo integrado que faz parte do ser humano, os componentes da nossa alma: pensar, sentir e querer. A nossa alma não tem só o pensar, ela tem, junto, a parte que nós integramos. A criança precisa do ser humano para viver, o calor humano permite que ela esteja vivenciando em si o sentido vital”, externou Sandra Beck.