Conselho Consultivo do HU realiza primeira reunião de 2018

25/01/2018 08h50 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
A superintendente do HU apresenta as realizações de 2017

Thamires Ribeiro – estagiário de Jornalismo

Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos no decorrer de 2017, o Conselho Consultivo do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) se reuniu na última terça-feira (23).

A superintendente do HU, Regina Maria dos Santos, apresentou, além dos resultados, as perspectivas para 2018. Para ela, 2017 “foi um ano diferente, cheio de mudanças que ainda estão se concretizando”, mas, ainda assim, tem boas expectativas para esse ano que iniciou. “Tenho ânsia de o hospital dar certo. Outro HU é possível”, declarou.

Na ocasião, o vice-reitor José Vieira enfatizou a importância do HU para a sociedade em geral. “O Hospital é importante para a Ufal e para todo o estado de Alagoas. Então, nós não defendemos um hospital só para a Universidade, mas para formar bons profissionais para toda a população”, disse.

Realizações de 2017

De acordo com a superintendente, entre as principais realizações do ano estão a continuidade dos atendimentos hospitalares às pessoas indígenas, a implantação das farmácias satélites, o banco de leite funcionando constantemente e a capacitação de pelo menos 950 profissionais dentro e fora da sede.

A ampliação dos estágios, tanto nas áreas da saúde quanto em outras áreas de atuação dentro do hospital, também foi uma grande conquista. O hospital investiu na área de ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, Regina Maria dos Santos alega ter mantido um diálogo respeitoso com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e participado de eventos promovidos por ela.

Perspectivas para 2018

A principal tarefa colocada para o ano de 2018 e apresentada na reunião é investir na redução de despesas e no aumento da receita do Hospital. Entretanto, a superintendente afirma que os gastos estimados para 2018 são maiores do que os recursos, o que faz dessa tarefa um desafio maior.

Entre os objetivos estão o fortalecimento do HU com o Estado e os municípios alagoanos, ampliar a visão do HU como campo de prática e aprendizado, e aprimorar os projetos assistenciais.