Ufal pode implantar programa de saúde bucal na Faculdade de Odontologia

Reitora Valéria Correia se reuniu com a coordenadora do Ministério da Saúde, em Brasília

21/09/2016 09h42 - Atualizado em 23/09/2016 às 09h15
Reitora da Ufal em audiência com representante do Ministério da Saúde

Lenilda Luna - jornalista

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, reuniu-se nesta terça-feira (20) com a coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Patrícia Lima Ferraz, para tratar da implantação do GraduaCEO, um programa de saúde bucal, na Faculdade de Odontologia (Foufal). "Assim podemos garantir recursos regulares para o funcionamento das clínicas, resolvendo o problema de interrupção de serviços importantes para a formação dos estudantes e para a população usuária", ressaltou a reitora.

O GraduaCEO faz parte da Politica Nacional de Saúde Bucal e é desenvolvido numa parceria entre Ministério da Saúde e Ministério da Educação. "Constitui-se de uma série de ações e serviços de saúde bucal a serem desenvolvidas e prestadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) com curso de graduação em Odontologia", segundo a apresentação do programa no portal do Governo Federal. A proposta do programa é qualificar o atendimento nas clínicas odontológicas das universidades e integrar esse serviço à rede pública de saúde bucal.

Com a implementação, o atendimento clínico será avaliado periodicamente. O curso de Odontologia da Ufal, mesmo com algumas dificuldades, presta um importante serviço para a população do entorno da Ufal e de todo o Estado. "Nossos consultórios recebem principalmente os moradores de baixa renda aqui do entorno da Universidade. Mas também atendemos pessoas de várias cidades do interior do Estado. Além disso, temos projetos de extensão em escolas, abrigos, postos de saúde e bairros, prestando um serviço relevante à sociedade", relatou o professor Luís Carlos, quando o curso comemorou 55 anos de criação.