Laboratório de Ecologia Quantitativa comemora cinco anos com programação

10/08/2016 08h00 - Atualizado em 12/08/2016 às 16h37
Arte de divulgação

Ascom Ufal

O Laboratório de Ecologia Quantitativa da Universidade Federal de Alagoas completa cinco anos de existência no dia 1º de setembro e fará três dias de comemorações. A programação inclui quatro minicursos, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Ufal, além de uma festa com palestra e banda, no dia 2, no Informal Snooker Bar.

De acordo com o professor Marcos Vital, coordenador do laboratório, a comemoração terá como característica a grande preocupação com a educação científica do país. Atualmente o grupo mantém uma publicação online com textos semanais, o Hipótese Nula; uma apostila virtual hospedada no blog sobre linguagem R, o Cantinho do R; perfis e páginas nas redes sociais; e promovem um curso de extensão gratuito sobre R, o Clube do R.

Os minicursos serão ministrados pelos próprios membros do LEQ, com duração de quatro horas cada, e se repetirão nos dois dias em turnos diferentes para que os inscritos possam participar de todos. O curso de R vai abordar o básico da linguagem, como instalação do ambiente, importação e manipulação de dados e alguns gráficos. Já o curso Divulgação Científica contempla questões como a importância da divulgação para a sociedade e para a carreira do cientista, aspectos técnicos da divulgação científica e uma oficina de fanzine.

No curso de Mendeley o inscrito vai aprender a gerenciar referências bibliográficas, inserir e alterar automaticamente citações e referências em editores de texto. A programação conta também com um curso de DIVA, um software de sistema de informações geográficas voltado para biodiversidade, onde o participante poderá aprender a confeccionar mapas.

Para todos os cursos é necessário levar um computador pessoal. Já para o curso de Divulgação Científica os participantes também devem levar qualquer material que queira utilizar na produção do fanzine (papéis de vários tipos, canetas coloridas, cola etc.).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio laboratório, localizado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus A.C. Simões, ou por formulário online. Neste caso, a equipe entrará em contato para confirmar a disponibilidade de vaga e enviar as informações para transferência do valor da contribuição. Quem escolher apenas um minicurso, o valor é de R$ 15, para participar de dois minicursos custa R$ 25, já para os três, os participantes devem pagar R$ 35. A comissão de organização também dá a opção de pacote com três minicursos mais o ingresso para a festa, no valor de R$ 40 ou o ingresso individual antecipado por R$ 7.

Mais informações pelo endereço eletrônico leq.ufal@gmail.com.

O LEQ ficou conhecido depois da campanha de financiamento coletivo promovida entre setembro e novembro do ano passado, onde a equipe arrecadou mais de R$ 10mil para equipar o laboratório. Hoje, estudantes e pesquisadores de todo o país buscam o material produzido pelo LEQ para auxiliar em suas pesquisas.