Hospital Universitário firma parcerias para Plano Estadual de Oncologia

Medida vai beneficiar pacientes com assistência integral no tratamento

22/07/2016 14h00 - Atualizado em 25/07/2016 às 14h45
Reunião na Secretaria Municipal de Saúde. Foto Marco Antônio

Redação Ascom

A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, participou, junto com a superintendente do Hospital Universitário, Fátima Siliansky, de uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para a implantação do Plano Estadual de Oncologia. As secretarias de Saúde do Estado e do Município assinaram uma contratualização com o Hospital do Açúcar e com o HU.

A medida, firmada na manhã de quarta-feira (20), pretende assegurar a assistência integral aos pacientes com câncer, facilitando o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. A reitora Valéria Correia destacou a importância das esferas municipal, estadual e federal estarem voltadas para a ampliação dos serviços de saúde no Estado, numa reunião que aponta para a verdadeira e necessária união dessas esferas para o funcionamento unificado do SUS.

“O HU é o único hospital público de média e alta complexidade, em Alagoas, e as gestões da Ufal e do hospital contam com apoio do município e do Estado na luta para que o princípio constitucional de priorizar a ampliação de serviços de saúde na rede pública seja efetivado no Estado e para que os serviços filantrópicos e/ou privados sejam acionados apenas quando a capacidade instalada da rede pública for insuficiente para atender a demanda dos usuários da saúde”, ressalta a reitora.

A luta pela saúde pública foi destacada também pela superintende do Hospital Universitário, Fátima Siliansky. “Temos que estar atentos a importância dos hospitais públicos e não esquecermos que eles são fruto de lutas sociais e, que, o HU é patrimônio do povo brasileiro”, lembra.

Com a implantação do Plano e a contratualização com hospitais da rede conveniada, o número de procedimentos a serem realizados mensalmente pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e pelos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) serão de 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassom, 160 endoscopias, 240 colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de 200 exames de anatomia patológica.

“Vamos avançar muito na assistência a esses pacientes, além de podermos dar uma resposta à demanda reprimida. É uma alegria a celebração desse contrato com os hospitais, pois graças a essas parcerias e esforços conjuntos podemos ter um ganho expressivo na área”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Thomaz Nonô.

Em Maceió, esses serviços são disponibilizados na Santa Casa, no Hospital do Açúcar e no Hospital Universitário. Em Arapiraca, ofertados pelos hospitais Afra Barbosa e Chama.