Ufal e universidade portuguesa promovem seminário na área de educação infantil

Seminário Luso-brasileiro transcorrerá nos dias 14 e 15 de julho em Portugal

02/06/2016 11h45 - Atualizado em 28/06/2016 às 09h19
Arte de divulgação

Diana Monteiro -jornalista

Com a proposta de promover o intercâmbio de pesquisas tendo como foco de debate a educação infantil, o Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas e Universidade do Minho (UMinho), promovem em Braga (Portugal), o 2º Seminário Luso-brasileiro de Educação de Infância/Educação Infantil ( 2º SLBEI), nos dias 14 e 15 de julho.

O evento visa aprofundar o intercâmbio de profissionais que atuam com temáticas relacionadas à promoção da cidadania e da valorização das culturas da infância, assim como formação de professores e realização de pesquisa nessa área. As inscrições podem ser feitas até 12 de julho no site do seminário.

A primeira edição do evento, em 2015, foi realizada em Maceió durante a Semana Internacional de Pedagogia da Ufal, com atividades centradas no tema O lugar da criança nas políticas e práticas educacionais.

Bastante concorrido, oportunizou a participação de estudantes de diversas licenciaturas, pesquisadores da área de Educação Infantil do Brasil e de Portugal, professores das redes pública e privada e, sobretudo, a participação das crianças. Este ano a temática tem como foco investigação, formação docente e culturas da infância e foram definidos sete eixos de discussão que atendam às problemáticas atuais acerca das crianças de 0 a 5 anos numa perspectiva de educação formal e não formal.

São eixos do seminário: Políticas, currículo e formas de organização da educação de infância; Formação, identidades e desenvolvimento profissional; Diversidades e diferenças: contextos e quotidianos das e para as crianças; Tecnologias digitais e produção cultural para/da infância; Corpo, ludicidade e movimento; Experiências, linguagens e saberes: a especificidade da educação de crianças; e Questões ético - metodológicas de investigação com crianças e bebês. A coordenação geral do seminário é dos professores Cleriston Izidro dos Anjos, da Ufal e Fernando Ilídio Ferreira, da Universidade do Minho.

Mais informações sobre o seminário no site do evento.