Ufal realiza debate sobre a relação da universidade com a periferia

Grupos culturais e religiosos vão participar da atividade que acontece a partir dessa quarta (11)

09/05/2016 14h30 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Programação Universidade e Periferia

Lenilda Luna - jornalista

Durante dois dias, 11 e 12 de maio, o Instituto de Ciências Sociais e a Focus Consultoria Jr. promovem debates com o tema "Universidade Encontra a Periferia. O evento, que acontece no auditório da Biblioteca Central, começa às 14h, com um debate sobre Cultura, Religião e Periferia. Para essa mesa, estão convidados Pedro e Julimei, do Grupo Rap na Missão, Ana Carla Moraes, do Grupo Batuquiá, e o Pastor Wellington Santos, da Igreja Batista do Pinheiro. Os debatedores serão Fernando Rodrigues, do Instituto de Ciências Sociais, e Ari Consciência, ativista negro.

No segundo dia de debates, dia 12, também a partir de 14h, os convidados para a mesa são Rogério Dias, do Quintal Cultural, Sirlene Gomes, do CEPA-Quilombos, Geysson Santos, do Coletivo Companhia Hip-Hop e Ari Consciência, ativista negro. O debatedor será o professor Fernando Rodrigues, da Pós-graduação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. "A proposta é que a universidade contribua para a construção de espaços de diálogo nos quais possam se tratar os dilemas decorrentes da desigualdade entre grupos humanos. Particularmente entre aqueles que moram em zonas urbanas estabelecidas e bem reputadas e aqueles que carregam o estigma e estereótipos por viverem em zonas urbanas reconhecidas como periferia", destacam os organizadores do evento.