Nomeação da nova superintendente do HU deve ser publicada em breve

Expectativa é que o nome da professora Fátima Siliansky seja referendado pela Ebserh

05/05/2016 11h25 - Atualizado em 06/05/2016 às 18h09
Equipe de transição do HU se reúne com a reitora Valéria Correia

Lenilda Luna - jornalista

A professora e pesquisadora, Fátima Siliansky, do Rio de Janeiro, médica formada pelo UFRJ, é uma indicação da reitora Valéria Correia e do vice-reitor, José Vieira, para substituir o médico Paulo Teixeira na superintendência do Hospital Universitário. Ela já foi cedida pelas duas instituições onde tinha vínculo: a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde.

Agora, falta apenas a nomeação, que deve ser feita pela direção nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). "Como as cessões já foram oficializadas, a expectativa é que essa nomeação como superintendente do HU da Ufal seja publicada até a próxima semana", informa o vice-reitor, José Vieira.

Durante o período de transição, Siliansky colaborou com a equipe no levantamento da situação do Hospital Universitário e no planejamento de ações. Com mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo experiência como consultora em Saúde Pública e gerenciamento hospitalar, Fátima cumpre os requisitos para o cargo.

Fátima Siliansky expressou a determinação da nova gestão de criar mecanismos de participação nas decisões, como a reativação dos conselhos consultivos previstos no estatuto da Ebserh, além da proposta de fortalecer o atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "A professora Valéria recebeu 80% dos votos da comunidade universitária do HU. Existe uma grande expectativa de mudanças e as pessoas querem ter uma maior participação nas decisões. Estamos trabalhando para corresponder a isso", destacou a médica. .

Siliansky já está de volta à Maceió e esteve reunida com a reitora da Ufal na manhã da última quarta-feira (4), aguardando a conclusão dos trâmites para a nomeação dela como superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.