Escola Técnica de Artes da Ufal terá representante em festival na Colômbia

Augusto Moralez é o único percussionista brasileiro convidado a participar do Tamborimba

04/05/2016 12h05 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Performance de Moralez no Festival de Tatuí (Foto Kazu Watanabe)

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

O trabalho desenvolvido com obras inéditas para o instrumento percussivo vibrafone credenciou Augusto Moralez, professor da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, para ser convidado a participar do 9º Festival Tamborimba. O evento internacional acontecerá em Cali, na Colômbia, de 20 a 25 de junho, e vai reunir percussionistas de várias partes do mundo, a exemplo de John Wooton e Andy Harnsberger, dos Estados Unidos, e Javier Nandayapa, do México.

Moralez, que se especializou no instrumento vibrafone, um teclado de percussão, tem trabalhado com compositores da América Latina e, ao longo de oito anos, já estreou 30 obras novas. "Meu trabalho consiste em encomendar obras inéditas a esses compositores para o instrumento específico. Depois eu monto, me preparo e apresento. Como é um repertório inédito, único, eu fui convidado para tocar na Colômbia", explicou.

O projeto de Moralez de encomenda de obras novas faz parte de um programa de ações da Universidade chamado Laboratório de Percussão. "É um projeto de extensão que envolve o grupo de percussão, o Percufal; o Maracatu da ETA, que está sendo estruturado; cursos de pandeiro, de leitura rítmica e percussão orquestral", completou.

Além de se apresentar no Festival Tamborimba, Moralez vai ministrar duas palestras sobre técnicas de vibrafones e sobre percussão alagoana, com destaque para bois, afoxés e maracatus. "O boi é a manifestação artística mais alagoana, mais original, um ritmo bem particular e eu nunca vi em outro lugar; parece um pouco de samba-reggae da Bahia, mas misturado com coco de roda. É uma mistura interessante", constatou.

1º Encontro em Maceió

Sua experiência na participação em vários festivais nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior, está proporcionando a construção do 1º Percussivo ETA - Encontro Internacional de Percussão da Escola Técnica de Artes da Ufal. Esse evento será realizado em outubro desse ano.

Moralez veio de Brasília há dois anos para assumir como professor da ETA, mas há oito anos vem trabalhando profissionalmente com percussão.