Ufal recebe vagas pela UAB para especialização de professores da rede pública

Docentes podem se inscrever até o dia 5 de maio

19/04/2016 10h11 - Atualizado em 19/04/2016 às 15h36

David Cardoso - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) receberá nove vagas ofertadas pelo sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB). As vagas são frutos da nova iniciativa do Ministério de Educação (MEC) para a formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação, a Rede Universidade do Professor. Os cursos terão início no segundo semestre deste ano.

O programa é uma resposta às informações do Censo Escolar 2015 que informava que entre os 709.546 professores efetivos que lecionam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, 334.717 têm a formação para a disciplina que ensinam em sala de aula, enquanto 374.829 precisam complementar a formação superior.

Os professores só podem se inscrever para o curso correspondente à disciplina que ministram na rede pública. As disciplinas contempladas são as seguintes: Matemática, Química, Física, Biologia, Português, Ciências, História e Geografia.

Ao todo, serão 105 mil vagas para as instituições federais de educação; sendo 81 mil vagas na modalidade educação a distância e 24 mil vagas presenciais remanescentes.

Os professores interessados em complementar sua formação poderão se inscrever por meio da Plataforma Freire http://freire.capes.gov.br/, podendo optar entre as duas modalidades. As inscrições serão realizadas entre 5 de abril e 5 de maio. Já as secretarias estaduais e municipais de educação terão um mês (6 de maio a 6 de junho) para validar as inscrições dos docentes.