Ufal participa de etapa do Plano de desenvolvimento do Canal do Sertão

Projeto visa uso produtivo sustentável da água para 516 famílias de agricultores familiares

02/12/2016 08h00 - Atualizado em 02/12/2016 às 09h43
Primeira etapa do projeto foi apresentada ao governador de Alagoas

Ascom Ufal com Assessoria do Governo

Com ênfase na transformação social, produtiva e de acesso a mercados com famílias de pequenos agricultores, no Semiárido, o Plano de Desenvolvimento do Canal do Sertão teve sua primeira etapa concluída. A Universidade Federal de Alagoas participa do trabalho iniciado desde o mês de agosto.

A contribuição da Ufal é em parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri); o Fundo Instituto do Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Projeto Dom Hélder (PE).

Na elaboração participativa do plano feita pelos técnicos especializados das instituições envolvidas, constam no seu conteúdo a construção de 140 módulos de produção e aprendizagem, assessoria técnica permanente, diagnóstico, adução e distribuição de águas para residências.

“Nessa primeira etapa do trabalho, em parceria com o Fida e Ufal, foi feita análise de solo e capacidade de cada produtor, visando levar capacitação às famílias dos agricultores da região e incentivar a produção”, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.

O plano do Canal do Sertão prevê ainda capacitação, assessoria técnica em organização social, cooperativismo, metodologia participativas de geração de conhecimento, produção irrigada ecológica e organização para as comercializações locais e institucionais.

De acordo com o secretário, os módulos previstos para o Canal do Sertão, o projeto prevê o atendimento para 451 famílias, onde serão contemplados com sistema de irrigação por gotejamento, exercício de gestão e comercialização da produção, cultivos agroecológicos, infraestrutura de adução e distribuição para o consumo familiar e comercialização.

Nesta etapa inicial também foi feito o diagnóstico das primeiras famílias nos municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Olho D’Água do Casado e Inhapi. Com o uso de irrigação do Canal do Sertão, os pequenos produtores terão a possibilidade de cultivo de fruticultura (melancia, manga, uva), hortaliças e grãos (milho).