Transmissões ao vivo do Consuni garantem publicidade dos atos

Parecer da Procuradoria Federal junto à Ufal afirma que regra sempre é da transparência

07/11/2016 12h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Ascom Ufal

A Procuradoria Federal (PF) junto à Ufal, diante de expediente emitido pela reitora Valéria Correia, manifestou-se, por meio do memorando nº 01/2016 de 3 de novembro, quanto à legalidade no ato da transmissão ao vivo das sessões do Conselho Superior Universitário (Consuni). De acordo com o procurador - chefe, Fabrício Lima, “a regra sempre é da transparência”.

O procurador citou, em seu parecer, órgãos colegiados dos Poderes da República e algumas universidades federais “que há tempos transmitem suas sessões ao vivo”.

Segundo o parecer, não há ilegalidade na decisão de transmitir ao vivo em canal aberto do Youtube e demais redes sociais. “Pelo contrário. Trata-se de decisão de elevado conteúdo constitucional, notadamente porque empresta homenagens à publicidade dos atos administrativos”, afirma no memorando.

Transmissão ao vivo

A sessão extraordinária do Consuni, realizada na última segunda-feira (31), foi a primeira a ser acompanhada em tempo real em todos os campi e unidades acadêmicas da Ufal. A transmissão ao vivo, coordenada por Marcelo Queiroz, assessor do gabinete, com o apoio do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Kleymerson Pereira Lins, foi saudada com entusiasmo pelos conselheiros presentes e pelo público que pode acompanhar pela internet.

No canal da Ascom Ufal, no Youtube, os internautas manifestaram-se parabenizando a iniciativa. "Muito boa essa iniciativa. Para mim, que sou aluno EaD e moro no Sertão, esse é um momento que me faz sentir mais próximo e participativo da Ufal", disse Bruno da Silva Araújo. Integrantes da comunidade universitária dos campi do interior e da capital expressaram o entusiasmo com a possibilidade de acompanhar, na íntegra, a sessão.