Consuni regulamenta o Repositório Institucional da Ufal

Na mesma sessão foi apreciada a indicação da reitora para o cargo de Auditor Geral

07/11/2016 21h15 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Lenilda Luna - jornalista

Depois de uma avaliação minuciosa, com várias intervenções e algumas sugestões de alteração do texto, foi aprovada por ampla maioria, no Conselho Universitário realizado nesta segunda-feira (7), a Minuta de resolução que regulamenta a política de informação do Repositório Institucional da Ufal. A função do RiUfal é reunir a produção científica e acadêmica gerada pela Ufal.

Algumas polêmicas sobre sigilo de patentes e pesquisas científicas foram esclarecidas na intervenção dos conselheiros e a perspectiva de garantir ampla divulgação da produção intelectual da Ufal foi ressaltada no texto da regulamentação.

O Repositório institucional (RiUfal) faz parte do Sistema de Bibliotecas da Ufal, e permite a consulta online de documentos como: coleção de artigos publicados em periódicos, livros e capítulos de livros; Dissertações e teses; Trabalhos apresentados em eventos.
Ainda na mesma sessão, já com o prazo prorrogado, foi apreciado o nome indicado pela reitora Valéria Correia para ocupar o cargo de Auditor Geral da Ufal: Sérgio Moraes Studart. Vários questionamentos foram feitos pelos conselheiros sobre os critérios para a indicação e sobre o currículo do indicado.

Sérgio Studart é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), atuando como coordenador do Núcleo de Ação e Prevenção na Controladoria Regional da União no Estado de Alagoas. Ao longo deste período, participou de diversas Auditorias como: Eletrobrás, PGFM, Secretarias de Fazenda Estadual e Municipal, Polícia Rodoviária Federal, dentre outras.
Depois de muitos questionamentos ao candidato, foi encaminhada a votação e, por um resultado bem apertado, 20 votos favoráveis e 21 contra, o nome indicado pela reitora Valéria Correia não foi aceito pelo Conselho Universitário.
Link para o repositório: www.repositorio.ufal.br