Semestre letivo das Engenharias começa com nivelamento

Feras tem uma semana para revisar conteúdo do ensino médio

11/01/2016 15h07
Rodrigo Perdigão, Vinicius Henrique e Victor Raphael do PET Engenharia

Lenilda Luna - jornalista

Há quatro anos, o curso de nivelamento é organizado de forma conjunta pelos Programas de Educação Tutorial (PETs) de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Ciência e Tecnologia, com o apoio dos Centros Acadêmicos. Este ano, as atividades iniciaram nesta segunda (11) e vão até sexta-feira, 15, com atividades no LCCV e Centro de Tecnologia (Ctec). As aulas são ministradas por alunos veteranos, professores e profissionais convidados. "É uma ação conjunta para receber os “feras” do período 2015.2", informou Rodrigo Perdigão, do PET Engenharia.

A ideia de promover o curso de nivelamento começou com o PET Engenharia Civil. Com o crescimento das Engenharias na Ufal, outros cursos foram aderindo ao projeto, que tem o objetivo de revisar conteúdos e passar informações importantes aos “feras” para que eles possam se sair melhor no curso. "Queremos não apenas revisar a parte de matemática, mas ajudar os novos alunos a se adaptarem ao ambiente acadêmico, que é bem diferente do ensino médio", explicou Rodrigo Perdigão.

Durante a programação, os alunos novos também vão conhecer prédios, laboratórios e participar de atividades de integração como gincanas. "Queremos que eles se conheçam e tenham uma ideia de tudo o que a Universidade pode oferecer além da sala de aula, como a participação em projetos de pesquisa, os PETs [Programas de Educação Tutorial], a atuação nos Centros Acadêmicos e a experiência profissional nas empresas juniores", destacou Rodrigo.

Bruno Peixoto está entre os feras que participam do nivelamento. Ele está muito ansioso para começar o curso de Engenharia Civil. "Eu já deveria ter começado ano passado, mas a greve adiou esse projeto. O nivelamento é bom para ter uma ideia melhor de como vai ser a rotina a partir de agora", destacou o fera. Ao lado dele, a estudante Maria Luiza Malta também estava cheia de expectativas. "É bom entrar já com uma boa orientação sobre o funcionamento do curso", destacou a nova aluna.

Para mais informações sobre o nivelamento, consulte o endereço