Mais de 60 obras lançadas na 7ª Bienal de Alagoas

Livro Paixão Incalculável foi uma das 13 obras lançadas ontem, no Café cantinho de Ideias

01/12/2015 17h10 - Atualizado em 01/12/2015 às 17h18
Sessão de autógrafos no Café Cantinho das Ideais

Sessão de autógrafos no Café Cantinho das Ideais

Graça Carvalho – jornalista

Aline Lima - fortógrafa

Muita emoção na última noite da 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, durante a última sessão de autógrafos, no Café Cantinho das Ideias, local onde foram lançadas mais de 60 obras publicadas pela Editora da Ufal (Edufal). Um total de 13 obras, com temáticas variadas, foi apresentado à comunidade acadêmica, familiares e amigos dos autores, e visitantes da Bienal. O reitor da Ufal, Eurico Lôbo, saudou os autores na pessoa do engenheiro aposentado Vinícius Maia Nobre que, aos 80 anos, lançou seu segundo livro Paixão Incalculável – Memórias de um engenheiro.

Esta obra é bastante significativa para Alagoas, não só porque trata da vida e obra de um dos mais respeitados engenheiros do estado, mas também por resgatar a historia da engenharia alagoana e de todos os engenheiros que contribuíram para a edificação de Alagoas”, destacou Lobo.

Prefaciado pelo também engenheiro Fernando Gama, ex-reitor da Ufal, o livro elenca importantes obras de saneamento realizadas por Maia Nobre, a exemplo da instalação do emissário submarino, com mais de três quilômetros de tubulação e 1,4 metro de diâmetro encravados no mar, e ainda do Trapichão (Rei Pelé) e da Ladeira da Rodoviária (atual Geraldo Melo).

As obras do estádio Trapichão me renderam muita visibilidade porque fizeram a alegria do povo, que aprecia o futebol, mas, particularmente, dou mais valor às obras que realizei e ninguém viu. Aquelas que garantiram o saneamento básico, por exemplo, sobretudo, em Maceió”, afirmou Maia Nobre. No livro, o leitor vai encontrar registros desse trabalho, desde o governo Silvestre Péricles, até 2014.

Outros lançamentos

Também foi lançada ontem a nona edição da revista Antígona, publicação do Toro de Psicanálise, que reúne artigos de psicanalistas e interessados em Psicanálise no estado de Alagoas; e os livros Metodologias – Pesquisas em saúde, clínica e práticas psicológica, de Charles Elias Lang, Jefferson de Souza Bernardes(organizador), Maria Auxiliadora Ribeiro e Susane Vasconcelos Zanotti; e Lacan Chinês – Poesia Ideograma e Caligrafia Chinesa de uma Psicanálise, de Cleyton Andrade.

E ainda: Estudos Métricos da Informação na Web – atores ações e dispositivos informacionais, de Ronaldo Ferreira; Reflexões e práticas de pesquisa em Ciência da Informação, de Jorge Raimundo da Silva,Claudiane de Araújo e Thaís Helena do Nascimento (organizadora); e Balé de Flávio na Academia – Diálogos com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura de Dança da Ufal, de Isabelle Pita Ramos Rocha;

Epistemologia Interdisciplinar – Uma introdução à Produção Colaborativa do Conhecimento Científico e também Ciência da Informação – Fundamentos Epistêmico – Discurso no campo científico e do objeto de estudo, de Edivânio Duarte de Sousa de Carlos Matias, Polícia e Estigma – a construção do sujeito desviante; O Estado Democrático de Direito Habersasiano, de Francisco de Sousa; Manual sobre Arquitetura Penal – Segurança e Humanização, de Suzann Cordeiro, Aliísio Batista Cavalcante, Camila Costa, Dayane Correia e Jessica Madeiro; entre outros.

A professora Stela Lameira, diretora da Edufal, fez questão de enfatizar a qualidade das obras publicadas com o selo Edufal. Todas as 13 obras lançadas ontem, bem como as outras 47 apresentadas ao público da Bienal alagoana, podem ser adquiridas na livraria da Edufal, que funciona, no horário comercial, no campus da Ufal. “Fizemos um esforço para garantir que todos os lançamentos previstos acontecessem. Valeu a transpiração”, comemorou a Stela.