Gestão inaugura prédios do RU e acadêmicos em Arapiraca e Delmiro Gouveia

Os dois Restaurantes Universitários atenderão 1.800 comensais diariamente a partir de 2016

07/12/2015 18h15 - Atualizado em 09/12/2015 às 22h12
Descerram a placa do RU de Delmiro os professores Eurico Lôbo, Rachel Rocha, Nélia Callado, Aguinaldo Santos e Ivanilson Barbosa

Jhonathan Pino – enviado especial

Arapiraca - A gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) iniciou o mês de dezembro com mais quatro inaugurações. Desta vez, foram os campi Arapiraca e do Sertão que ganharam os prédios dos restaurantes universitários e laboratórios de pesquisa. Dos cinco prédios entregues, um já está em funcionamento - o bloco de salas de aulas 2, de Arapiraca, e os outros quatro estão com processos de compra de mobiliário em andamento e devem iniciar suas atividades nos próximos meses.

É o caso do Restaurante Universitário (RU) de Arapiraca, que deverá funcionar a partir do primeiro semestre do próximo ano, e atenderá mil comensais por dia. Em sua inauguração, o reitor Eurico Lôbo descerrou a placa ao lado dos pró-reitores Estudantil, Pedro Nelson; de Extensão,  Eduardo Lyra; de Graduação, Amauri Barros; e de Gestão Institucional, Pedro Valentim.

"Ao estarmos aqui nesse momento de inaugurações desses três equipamentos, fazemos um reconhecimento ao trabalho da comunidade acadêmica de Arapiraca. Estar aqui, vivenciando esse momento, é particularmente feliz para mim, por várias razões. Primeiro, porque estamos entregando um prédio que estava parado e conseguimos retomar a obra e, finalmente, concluí-la e entregá-la”, discursou Eurico Lôbo.

No mesmo dia, o reitor descerrou a placa do Núcleo de Ciências Exatas (Ncex). No local, serão instalados 16 laboratórios, para o partilhamento de pesquisas entre docentes e alunos dos cursos da Química, Física, Matemática e Ciências da Computação. O ato ainda contou com os diretores do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti e Arnaldo Tenório, do representante da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Alexandre Costa, além da superintendente de Infraestrutura, Nélia Callado.

"O professor Eurico abriu mão de qualquer reforma na Reitoria, para que os recursos fossem empregados diretamente para a comunidade acadêmica. Hoje, a gente está aqui, inaugurando os três prédios e com mais muitas obras significativas, aqui dentro do campus, como a Faculdade de Medicina, que teve um duplo desafio, tanto na licitação, quanto na execução da obra, porque ele é de um formato novo de licitação e a equipe da Sinfra não tinha experiência com isso. Foi uma batalha para a gente capacitar a nossa equipe técnica. Também chamamos o pessoal da Infraero, que tinha experiência nesse tipo de licitação, para auxiliar-nos nesses processos licitatórios", recordou Nélia.

Valentim, que coordenou o projeto do Ncex desde 2008, destacou o trabalho de um grupo de pesquisadores dos cursos de Física, Química, Matemática, Educação Física e Ciência da Computação do Campus Arapiraca. Eles formaram uma comissão e foram responsáveis pelo acompanhamento das obras. Como o projeto foi aprovado em 2010, um ano após o envio da proposta e com menos recursos do que o planejado originalmente, isso demandou constantes modificações e intervenções do reitor junto à Finep, para que saísse do papel.

"Hoje, a Ufal, junto com a Fundação [Fundepes] tem um Know How de submissão de projetos, que serviu também para a gente formatar as submissões de forma melhorada, junto com a Sinfra, elaborando projetos mais adequados. Muitas vezes o projeto ia para Brasília e era aprovado com recursos menores que o necessário, o que foi o caso desse prédio. No início, a gente era um grupo inexperiente, com uma Sinfra que também tinha suas deficiências no setor de projetos ", recordou Pedro Valentim.

Sílvia Cardoso, coordenadora do Ncex, disse que, em todo o momento, a Proginst e a direção do Campus Arapiraca estiveram compromissados com o êxito do projeto. "Agradeço em especial aos meus colegas, que ajudaram na construção e, se hoje a gente tem um prédio de pé, é porque muitos dos colegas que estão aqui, se debruçaram na construção do projeto e trabalharam nas tantas modificações que ele necessitou".

Novo Restaurante e prédio para Núcleo de Pesquisas

Delmiro Gouveia - O dia 4 de dezembro foi marcado pela inauguração de outro restaurante, o de Delmiro Gouveia. Com ele, são cinco o número de prédios de RUs inaugurados pela atual gestão: Maceió, Viçosa, Rio Largo, Arapiraca e, por último, Delmiro. O novo equipamento deverá atender 800 comensais a partir de março de 2016. Na solenidade, Pedro Nelson lembrou que o ano começará com a criação de uma bolsa única, para que todos os bolsistas tenham acesso ao auxílio-alimentação.

Logo depois do RU, foi a vez do bloco anexo Mandacaru ter suas portas abertas. O local abrigará dois laboratórios dos cursos de Engenharias, além de outras seis salas para atividades de extensão e ensino. No dia, a sede do Campus do Sertão também ganhou o sistema de segurança e controle de acesso à Universidade.

Presente à solenidade, a vice-reitora Rachel Rocha recordou a luta dos diretores do campus, Agnaldo Santos e Ivamilson Barbosa, para que esses prédios fossem inaugurados apenas agora. “Cada obra no Sertão humaniza mais a presença da Universidade nesta região. Então eu estou muito feliz que a gente possa encerrar a gestão entregando um prédio como esse equipamento. Isso não quer dizer que o Campus do Sertão esteja terminado. Essa é uma coisa que compreendemos enquanto Universidade. Ela nunca estará pronta e a gente tem que ter a compreensão de que as próximas gestões, uma tem que completar a outra para que a Ufal continue crescendo e fique cada vez melhor e mais inclusiva”, discursou.