Encontro Alagoano de Geografia reforça a cultura do sertão alagoano

03/12/2015 12h45 - Atualizado em 03/12/2015 às 15h15
Mesa do evento

David Cardoso - estudante de Jornalismo

O curso de Geografia do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas participou do 9º Encontro Alagoano de Geografia (EAG) entre os dias 26 e 29 de novembro. A professora e coordenadora do curso, Francisca Vasconcelos, compôs a mesa de abertura do evento.

O 9º Encontro Alagoano de Geografia teve como tema central “Dois Séculos de Capitalismo no Território Alagoano: novos discursos, antigas contradições”. O objetivo do evento foi debater e avançar na análise dos usos do território alagoano a partir dos discursos empreendidos pelos diversos agentes territoriais ao longo do seu processo histórico e no período atual. Além de promover e estimular a integração dos cursos de Geografia e grupos de pesquisa da área no estado de Alagoas e de outras partes do país, através da apresentação de trabalhos, debates e discussões.

Essa edição contou com várias mesas e conferências inspiradas em autores alagoanos clássicos, como: Francisco de Paula Leite e Oiticica, Félix Lima Júnior, Manuel Diegues Júnior, Octavio Brandão, Alberto Passos Guimarães, João Craveiro Costa, Moreno Brandão e Ivan Fernandes Lima, e contemporâneos como Douglas Apratto, Cícero Péricles e Luitgarde Oliveira, dentre outros. As discussões devem contribuir para uma melhor e mais aperfeiçoada reflexão sobre o território alagoano, melhorando o suporte às políticas na área social, ambiental, cultural e econômica.

O coordenador geral do 9º EAG foi o professor Antônio de Carvalho, dos cursos de Geografia da Ufal e da Uneal. A organização do evento teve a participação direta dos professores do curso de Geografia, Sara Fernandes, Francisca Vasconcelos, que foi coordenadora na 8ª edição do evento, e Dênis Silva, todos do Campus do Sertão.

Sobre o Evento

Realizado pela primeira vez em 2003, na cidade de Arapiraca, o Encontro Alagoano de Geografia retorna as suas origens em sua nona edição consolidado como o maior e mais expressivo evento da geografia alagoana e um dos mais importantes do Nordeste brasileiro. O evento reúne profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação e demais pessoas interessadas na ciência geográfica. É um espaço privilegiado para relatos de experiências vivenciadas nos contextos acadêmicos e técnicos; debates a partir da divulgação de resultados de pesquisas; teorias e metodologias na Geografia e áreas afins. O encontro já foi realizado anteriormente nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Maceió, União dos Palmares e Delmiro Gouveia.