Inovações e pesquisas em Engenharia Civil são apresentadas em seminário da Ufal

Proposta é promover o diálogo entre a academia e o mercado de trabalho

12/11/2015 16h20
Profissionais, estudantes e pesquisadores participaram do evento

Lenilda Luna - jornalista

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia da Ufal, realizou, na manhã desta quinta-feira, 12, no Espaço Galileu do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), a primeira edição dos Seminários de Integração em Engenharia de Estruturas (SIEE). Foram apresentadas quatro dissertações já concluídas e outras quatro em fase intermediária de desenvolvimento para um público de estudantes, profissionais do mercado e pesquisadores.

Segundo o coordenador do mestrado em Engenharia Civil, Eduardo Toledo, a proposta destes seminários é conseguir uma melhor comunicação entre alunos do mestrado, das graduações em engenharias, de estudantes e professores de instituições particulares e de profissionais atuantes no mercado como engenheiros e arquitetos. "Esse intercâmbio é muito importante porque é um mercado muito dinâmico. Queremos promover um diálogo que aproxime a pesquisa das necessidades de quem atua na área", afirmou o coordenador.

Eduardo Toledo destaca que algumas iniciativas da Engenharia Civil da Ufal, que foram temas de dissertações de mestrado, já estão sendo aplicadas pela indústria da construção civil. "Por exemplo, temos um aluno apresentando estudos sobre blocos de transição em projeto estrutural de edifício em concreto armado. Essa é uma demanda crescente, porque são feitos edifícios cada vez mais altos e compartimentos de subsolo cada vez maiores, com três a quatro andares, afinal, garagens em prédios comerciais e residenciais estão sendo muito valorizadas", exemplificou o professor.

Um outro exemplo da importância deste diálogo entre academia e mercado, segundo Eduardo Toledo, é a interface com as outras engenharias. "Nós da Engenharia Civil temos uma colaboração muito grande com a Engenharia de Petróleo. Temos alguns projetos de pesquisa com a Petrobras. Dois ou três projetos de dissertação de mestrado estão se tornando produto dentro das empresas, na área de tecnologia de exploração de poços em grandes profundidades, como no caso do pré-sal, na tecnologia de linhas de ancoragem e de Riser de Produção de Petróleo", relatou o professor.

O coordenador da pós-graduação ressalta que o objetivo dos seminários é justamente esse de avaliar os frutos das parcerias já realizadas e também de levantar potenciais temas que podem ser pesquisados. "São esses desafios que tornam a pesquisa interessante para quem está no mercado e estimula quem está na academia. Acredito que conseguimos transferir algumas novas ideias para o mercado, ainda que de maneira lenta, porque os profissionais recebem essas inovações científicas de forma cautelosa, mas temos conseguido esse reconhecimento", concluiu o professor.