Comunidade universitária acompanha com expectativa apuração da consulta para reitor

Contagem dos votos começou com 40 minutos de atraso e deve prosseguir até o final da tarde

06/11/2015 12h20 - Atualizado em 06/11/2015 às 12h29
Urnas antes do início da apuração no auditório do CIC

Lenilda Luna - jornalista

Muitas expectativas para o resultado dessa consulta pública bastante disputada para o cargo de reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Estão concorrendo, nesse segundo turno, a Chapa 1: Outra Ufal É Possível, de Valéria Correia e José Vieira, e a Chapa 2: Seja Mais Ufal, de Rachel Rocha e José Carlos. A apuração começou com atraso de 40 minutos e deve prosseguir até o final da tarde.

A comissão eleitoral só autorizou a retirada do lacre da porta do auditório, onde ficaram guardadas as 58 urnas, sendo três de votos em separado, quando chegaram os representantes das três entidades: DCE, Sintufal e Adufal. Além disso, foi preciso completar as mesas escrutinadoras, já que alguns mesários não compareceram. A Comissão e os fiscais das duas chapas concordaram em indicar fiscais para auxiliar como escrutinadores.

Todas as decisões sobre as dúvidas na apuração são tomadas após a consulta à todos os componentes das mesas, comissão eleitoral, fiscais e assessores jurídicos. Isso torna o processo mais lento, mas garante a transparência de cada passo na apuração. O resultado da apuração está sendo transmitido online no link.