Membros de universidades discutem pesquisas na bacia do São Francisco

Reunião contou com a participação da Ufal, representada pelo professor Melchior Nascimento, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco

08/09/2015 16h14
Melchior Nascimento (C) é o representante da Ufal  no Comitê do São Francisco

Melchior Nascimento (C) é o representante da Ufal no Comitê do São Francisco

Redação Ascom com Ascom do CBHSF

Pesquisadores de oito universidades federais brasileiras, reunidos em Salvador-BA, discutiram formas de cooperação em estudos científicos sobre o Rio São Francisco, durante a 2ª Reunião com os Membros das Instituições Técnicas, de Pesquisa e Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Além de possibilitar a troca de conhecimentos e temas de interesse, o momento buscou viabilizar a formalização de parcerias entre as instituições de ensino superior e o Comitê e outros órgãos ambientais participantes dos debates, como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e a Agência Nacional das Águas (ANA).

“Com esse encontro quisemos estimular o processo de diálogo e cooperação entre as instituições de ensino e pesquisa, tendo como foco a bacia do São Francisco, onde essas universidades estão inseridas. Serve como troca de informações e conhecimentos sobre a problemática do rio, sua população e diversidade ambiental”, destacou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda.

A reunião, promovida pelo Comitê, discutiu temas que relacionam as pesquisas acadêmicas com as demandas levantadas pelo órgão em defesa do São Francisco. Crise hídrica, situação dos reservatórios, qualidade da água, geração de energia e a necessidade de revitalização da bacia foram algumas delas.

“O Comitê de Bacia fomenta discussões sobre conflitos e a universidade também trabalha no foco em análise e discussões de conflitos. Nossas pesquisas já iniciam com a formulação de um problema. Por isso, o ambiente da universidade e o ambiente do Comitê se associam”, defendeu a professora Yvonilde Medeiros, pesquisadora da Universidade Federal da Bahia, que atua ativamente no Comitê, inclusive já tendo assumido o posto de secretária-geral do colegiado.

Participaram da reunião os representantes das seguintes instituições de ensino: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS),Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal de Alagoas, com o professor Melchior Nascimento, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema).

A importância do encontro foi destacada pelo superintendente do Ibama da Bahia, Célio Costa Pinto. “O Comitê da Bacia do Rio São Francisco está proporcionando um espaço de troca entre as universidades, superando o isolamento das pesquisas acadêmicas e possibilitando a sinergia que traga consequências práticas e imediatas para as demandas por vitalidade do rio São Francisco”, destacou.