Grupo de pesquisas de História promove encontro nacional na Ufal

Evento irá reunir pesquisadores na área de colonização portuguesa no Brasil

10/09/2015 15h53 - Atualizado em 10/09/2015 às 15h59

Jhonathan Pino - jornalista

O Grupo de Estudos América Colonial (Geac) já está com inscrições abertas para o seu 4º Colóquio Nacional, que acontecerá em Maceió, nos dias 26 e 27 de novembro. Com a temática Dinâmicas Sociais, Políticas e de Justiça na América Lusa – Hierarquias, Poderes e Governo (Séculos 16-18), o evento já tem confirmados pesquisadores de ao menos sete universidades do país.

De acordo com a programação, os professores José Carlos Viladarga, da Universidade Federal do Estado de São Paulo, Mônica Silveira Ribeira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e Fabiano Vilaça dos Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, comporão a mesa Ações de Governo, ofícios administrativos e representações políticas.

Na segunda mesa-redonda, Trajetórias políticas, perfis administrativos e agentes coloniais, estarão os professores Antônio Filipe Caetano, Nauk Maria de Jesus e Rafel Ivan Chambouleyron, respectivamente das universidades federais de Alagoas (Ufal), Grandes Dourados (UFGD) e Pará (UFPA). O evento ainda contará com a presença dos professores Francisco Carlos Consentino, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Carmem Margarida de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como conferencistas.

Para participar, é necessário preencher formulário de inscrição em anexo e enviá-lo por email para ufalgeac@gmail.com, junto com o comprovante de pagamento da taxa de R$ 15,00. Os dados bancários para o depósito são: Caixa Econômica Federal, Agência 2392, Operação 013, Conta 31330-0, CPF 077.131.827-80, dados do professor Antônio Filipe Caetano.