Últimos dias para submissão de trabalho da Semana de Letras

8ª edição do evento inscreve ouvintes até dia 21 de setembro

12/08/2015 12h32 - Atualizado em 12/08/2015 às 17h04

Jhonathan Pino - jornalista

Estão abertas as inscrições para a 8ª Semana de Letras, que ocorre entre os dias 21 e 25 de setembro, no Campus A.C. Simões, em Maceió. O evento é organizado pelo PET Letras, em parceria com o Núcleo de Estudos Indigenistas (NEI), da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com o Edital, a data final para submissão de trabalhos se encerra no próximo sábado, 15 de agosto.

Na programação do evento já estão confirmadas as conferências da professora Eliana Kefalás (Fale), abordando O lugar da Palavra na formação humana, e de Bernardo Luis Torres, com o tema História da Educação de Surdos no Brasil: ontem, hoje...como será o amanhã?

Haverá também minicursos sobre Literatura Comparada e outras artes; Uso de jogos em sala de aula; Interfaces entre Literatura, Autoria Feminina e Gênero; O uso de plataformas no EaD; A pesquisa em Sociolinguística: introdução ao GOLDVARB X; Introdução às Línguas Indígenas Brasileiras e Análise do Discurso e Literatura. Todos esses no período da tarde.

À noite, haverá os minicursos de Literatura e representação da cidade – O Texto Oral em Foco: Estrutura e Processos de Formulação; Historiografia Linguística; Do banzo ao blues: a triste utopia negra; Ensino de Português para Estrangeiros; Signwriting (Escrita de Sinais) e Os Paradigmas da Ciência: por que o método sumiu?

Paralelas aos minicursos, ocorrerão mesas-redondas cujos temas são Literatura Africana; Os quadrinhos além dos quadrinhos; Transculturalidade; Estudos Indigenistas; Libras e EAD, além de As mudanças nos Projetos Políticos. Também serão ofertadas oficinas – Dicionários em sala de aula: aquisição lexical e ensino de nomenclatura; Origami; Contação de história; Produção escrita em línguas estrangeiras: regras da progressão textual e argumentatividade; Introdução à alimentação vegana; Street dance; Yoga e Métodos de guarda e conserva de acervos particulares de livros.

Como parte da Semana, os alunos da Faculdade de Letras estão sendo convidados a expor seus contos, poemas, fotografias, letras de canções, desenhos, ou qualquer outra forma de expressão artística de que sejam autores. Trata-se do Expoletras, cujas instruções também estão disponíveis na página do PET.

Além da exposição artística, haverá o 3º Concurso de Contos Arriete Vilela, que tem o objetivo de estimular a produção literária entre alunos do curso e divulgar seus trabalhos.

Tradição, Transição e Transcendência

A temática deste ano, Tradição, Transição e Transcendência, remete aos centenários de nascimento de Roland Barthes, de Edith Piaf e Billie Holiday e do 5º centenário do nascimento de Teresa de Ávila (a.k.a. Santa Teresa de Jesus), freira carmelita, mística e santa católica do século 16, que inspirou Jacques Lacan em alguns de seus estudos, além dos 170 anos da primeira publicação, por Edgar Allan Poe.

Neste ano, a semana adotou o símbolo Oroboro, para gerar a identificação do evento com ideias como eternidade, mudança, temporalidade, fecundação, nascimento, morte, ressurreição, criação, destruição e renovação. Apesar de a data limite para o período de inscrições se encerrar apenas com o início do evento, a organização alerta que as vagas para os minicursos são limitadas e vão depender do interesse dos participantes, no ato da inscrição.