Ufal trará 9ª edição do Festival Brasileiro de Cinema para Penedo

Evento será em 2016 e terá o Governo de Alagoas como co-realizador

06/08/2015 16h38 - Atualizado em 06/08/2015 às 16h39
Reunião com o governador Renan Filho confirma apoio à Ufal para realização da 5ª edição do Festival Universitário de Cinema (Fotos Agência Alagoas)

Simoneide Araújo – jornalista

Agora é oficial. A Universidade Federal de Alagoas consegue apoio do governador do Estado, Renan Filho, para realização do 5º Festival de Cinema Universitário, que ocorrerá em novembro deste ano. Esse apoio também a retomada do Festival Brasileiro de Cinema, cuja 9ª edição acontecerá no próximo ano, em Penedo, simultaneamente à programação 6º Festival de Cinema Universitário da Ufal.

A boa notícia veio durante reunião, realizada essa semana, no Palácio do Governo. Renan Filho recebeu em seu gabinete a equipe da Ufal, formada pelo reitor Eurico Lôbo, a vice-reitora Rachel Rocha, o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, e o coordenador-geral do Festival de Cinema Universitário, Sérgio Onofre. Também participaram do encontro, a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, e equipe, o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, e o secretário de Cultura daquele município, Hugo Menezes.

A Ufal e o governo estadual serão co-realizadores dos dois festivais em 2016. De acordo com Sérgio Onofre, a partir deste ano o Festival de Cinema Universitário já conta com apoio reforçado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da estrutura do Governo de Alagoas como um todo. “O Festival Brasileiro seria um passo muito grande para a Ufal assumir sozinha, por isso o apoio do governador foi fundamental para consolidarmos a vinda desse evento para Alagoas. Não tínhamos como assumir esse projeto e ele só será possível com participação efetiva do Estado”, declarou o coordenador.

Segundo Sérgio Onofre, o governador Renan Filho afirmou que o festival é um evento importantíssimo para Alagoas, que deve fazer parte do calendário cultural do Estado. “Renan Filho deixou claro que quer definir uma agenda cultural para a Ufal. Ele acha importante que haja esse calendário e os grandes eventos da Ufal, como Bienal do Livro, Caiite e Festival de Cinema, estarão nesse calendário”, confirmou.

Para o reitor Eurico Lôbo, a atitude do governador representa o reconhecimento do papel importante da Universidade e dos eventos culturais promovidos pela instituição. “Parceria é fundamental e a saída para desenvolvermos projetos importante para Alagoas, tanto na área científica como na cultural. Estamos muito felizes como mais essa conquista”, revelou.

O 5º Festival de Cinema Universitário acontecerá de 3 a 7 de novembro de 2015, na cidade histórica de Penedo. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.