Ufal e Prefeitura de União renovam parceria para preservar Casa Jorge de Lima

Convênio garantirá manutenção do acervo arqueológico do museu

12/08/2015 15h00
Prefeito Beto Baía recebe vice-reitora e equipe da ufal para tratar da situação da Casa Jorge de Lima

João Paulo Farias - estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Prefeitura de União dos Palmares vão renovar o convênio de preservação da Casa do Poeta Jorge de Lima, localizada no centro daquela cidade. A decisão foi anunciada em reunião, na última semana, da vice-reitora Rachel Rocha e o prefeito Beto Baía. Na residência funciona o Centro Arqueológico Palmarino (Cenarp), que abriga várias peças encontradas na Serra da Barriga, pelo arqueólogo e pesquisador Scoot Joseph Allen.

Também participaram do encontro, o diretor de Cultura de União dos Palmares, Djalma Roseno, o secretário de Administração, Francisco Viana, além da equipe da Ufal, o pró-reitor de Extensão, Eduardo Sarmento Lyra, e a diretora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Clara Suassuna; do professor de Arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco e pesquisador do Cenarp/Ufal, Waldirir Neto, e a representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Élida Miranda.

Segundo Rachel Rocha, a renovação dessa parceria entre a Universidade e o município é importante para preservar o acervo arqueológico que está na Casa Jorge de Lima. “Retomar esse convênio vai facilitar o abrigo dessas peças, que é um rico patrimônio que não pode sair de forma nenhuma da cidade de União dos Palmares”, disse.

A vice-reitora anunciou uma nova pesquisa arqueológica aprovada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sob a coordenação do professor Scoot, com pesquisadores do doutorado de arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Núcleo de Pesquisas Arqueológicas da Ufal (Nepa). “Essa pesquisa irá iniciar em outubro, com um prazo de dois anos, e resultará em novos materiais e aumento desse acervo”, lembrou.

O diretor de Cultura, Djalma Roseno, destacou como de extrema importância, a renovação do convênio com a Ufal. “Essa renovação não só restringe a questão da Casa Jorge de Lima, quanto ao material arqueológico que está guardado lá; mas sim, como uma nova forma de a gente trazer novos parceiros junto à Universidade para trabalhar a cultura local”, ressaltou.

Para o prefeito Beto Baía, essa parceria continuará contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa arqueológica. “Estou à disposição para trabalhar junto com a Ufal para a preservação daquele espaço. Hoje foi um dia muito produtivo em prol da nossa cultura”, avaliou o gestor.

Reformas

O prédio do final do século 19 irá passar por um processo de restauração para reparar danos, já que a última reforma aconteceu em 2010. Técnicos da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufal vão visitar a residência que abriga a Casa Jorge de Lima e encaminharão um laudo técnico ao município, que ficará responsável pelos reparos, como prevê o convênio.