Reitor reúne equipe para discutir situação de bolsas com pendências

Estudantes não participaram da reunião porque discordaram de formar comissão para representá-los

13/08/2015 15h47 - Atualizado em 13/08/2015 às 15h50
Eurico Lôbo e equipe das pró-reitorias acadêmicas discutem situação de bolsistas

Diana Monteiro - jornalista

Na manhã desta quinta-feira, 13, o reitor Eurico Lôbo se reuniu com representantes das pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), além do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) e Restaurante Universitário (RU) para resolver pendências relacionadas ao pagamento de bolsas. O reitor esclarece que 4.825 bolsas, em diversas modalidades, foram pagas e 99 bolsas de estudantes não, por inconsistência de dados.

Eurico Lôbo ressalta ainda que o pagamento aos bolsistas é realizado conforme repasse de recursos pelo Ministério da Educação (MEC). “A falta de regularidade no repasse do recurso financeiro tem afetado o cronograma dos pagamentos da Ufal em geral. No entanto, mesmo com a dificuldade de recursos, a gestão tem priorizado o pagamento de bolsas. Também foram definidas algumas ações, como abertura de um calendário nos respectivos setores responsáveis, para oportunizar aos bolsistas o esclarecimento e o atendimento de suas demandas”, justificou.

Para a reunião desta quinta, estava prevista a participação dos estudantes, que seriam representados por uma comissão de dez pessoas, como havia sido definido na última segunda (10), com as coordenadoras da Proest, Ruth Vasconcelos e Elaine Pimentel. O grupo de estudantes, mobilizados na recepção do gabinete do reitor, não aceitou entrar em comissão. No entanto, mesmo sem a participação deles a reunião aconteceu com as pró-reitorias acadêmicas, DCF e RU para discutir e resolver o problema das bolsas.

Na reunião de hoje, o reitor determinou às pró-reitorias acadêmicas e ao DCF que fosse feito o levantamento das razões das inconsistências de dados, que resultaram no não pagamento das 99 bolsas. Também definiu que fossem feitos os esclarecimentos dos fatos e que os casos resolvidos fossem encaminhados para pagamento.

“Não nos recusamos a recebê-los, inclusive a reunião foi marcada na última segunda-feira. Estamos sempre abertos ao diálogo, a explicações e a fornecer informações para dirimir quaisquer dúvidas. Inclusive, no encontro com o comando de greve dos servidores, na última quinta-feira (6), participaram dois estudantes, representantes do DCE, e explicamos algumas possíveis razões para o não pagamento dessas bolsas”, reforçou Eurico Lôbo.

Nessa reunião também foi feito encaminhamento para as pró-reitorias acadêmicas que fosse estabelecido um calendário para recebimento e acolhimento das demandas dos bolsistas. Com isso, a Proest emitiu nota definindo dias e horários para atender os estudantes, mesmo com a greve dos servidores. Há um cronograma na Proest, todos os dias, das 10h às 12h; na Prograd, segundas e quartas-feiras, também no horário da manhã, e na Propep, todos os dias, das 8h às 17h.

Veja em anexo a relação de bolsas referentes ao mês de junho com pagamento realizado em julho e a situação atual.