Gestão da Ufal se reúne com movimento dos estudantes

Uma vez ouvidas e encaminhadas as reivindicações dos alunos, expectativa é de desocupação do gabinete

14/08/2015 19h53 - Atualizado em 14/08/2015 às 20h01
Representantes das pró-reitorias se reuniram na recepção do gabinete do reitor, ocupado por pouco mais de 20 estudantes

Simoneide Araújo – jornalista

A gestão da Universidade Federal de Alagoas atendeu à solicitação dos estudantes e se reuniu com o movimento que ocupa a recepção do gabinete do reitor desde a quinta-feira (13). A administração central reforça que sempre esteve aberta ao diálogo e se disponibilizou a ouvir e esclarecer questões apresentadas pelo grupo de discentes, quando foram tratados o pagamento de bolsas e outros pontos de interesse dos alunos.

Durante cerca de três horas, os representantes das pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), de Extensão (Proex) e de Gestão Institucional (Proginst) ouviram as reivindicações dos alunos, esclareceram dúvidas e fizeram encaminhamentos. A coordenadora de Política Estudantil da Proest, Ruth Vasconcelos, apresentou o comprovante do pagamento, feito nesta sexta-feira, 14, de 4.825 bolsas, referente a julho, que seriam pagas este mês de agosto.

“O Ministério da Educação repassou recursos financeiros ontem [quinta-feira, 13] à noite e hoje, dia 14, já encaminhamos os processos para pagamento. Isso só reforça que a gestão reafirma a prioridade no pagamento das bolsas dos estudantes, porque só foi repassada uma parcela do que seria necessário para pagar todas as contas da Universidade”, reafirmou.

Ruth também lembrou que as equipes das pró-reitorias continuam de plantão para resolver as pendências sobre inconsistências de dados dos bolsistas que ainda não receberam. “Queremos pedir, mais uma vez, que quem estiver com pendências, compareçam às pró-reitorias para que possamos resolver o problema o mais rápido possível. Hoje [sexta-feira, 14] passamos a manhã na Proest e nenhum aluno apareceu para ajustar os dados. Lembramos que temos de atender individualmente cada situação”, reforçou.

Além da questão do pagamento das bolsas, todos os pontos apresentados pelos estudantes foram discutidos e encaminhados. “Nós ouvimos, esclarecemos e encaminhamos, atendendo às reivindicações dos bolsistas, sendo assim, nossa expectativa é que o grupo desocupe a recepção do gabinete do reitor, uma vez que esclarecemos todos os pontos da pauta apresentada”, disse Ruth Vasconcelos.