Estudantes prometem desocupar Reitoria nesta quinta-feira

Decisão foi tomada após acordo entre gestão e o movimento estudantil

19/08/2015 19h27 - Atualizado em 19/08/2015 às 19h34
Elias Barbosa, Ruth Vasconcelos e Elaine Pimentel disseram que pagamento das bolsas em atraso já está em andamento

Jhonathan Pino - jornalista

Depois de oito dias de ocupação da recepção do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os estudantes fizeram acordo com a gestão e se comprometeram a deixar o local, nesta quinta-feira, 20, a partir das 18h. A decisão foi tomada em reunião, ocorrida nesta quarta-feira (19), com representantes de três pró-reitorias.

O movimento está no local como forma de reivindicar o pagamento de bolsas em atraso. Elias Barbosa, chefe de gabinete da Reitoria, reiterou que apenas 99 bolsistas assistidos pela Ufal apresentavam pendências com a documentação e, por isso, não haviam recebido o auxílio. Ele também destaca que 4.825 bolsas já foram pagas.

Desde a última quinta-feira (13), além de Elias Barbosa, Ruth Vasconcelos e Elaine Pimentel, da Pró-reitoria Estudantil e representantes das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, de Graduação, de Extensão e de Gestão Institucional vinham mediando as negociações com os alunos para desocupação do Gabinete, uma vez que o processo de pagamento das bolsas estava em andamento e as pautas apresentadas, encaminhadas. Para que isso ocorresse, a categoria estudantil fez uma série de exigências, que, entre outras coisas, estavam o pagamento imediato aos bolsistas, a não criminalização do movimento e a não punição administrativa do grupo, em razão da ocupação da Reitoria.

As exigências estão elencadas em ata produzida pelos estudantes e que será entregue, nesta quinta-feira, à gestão da Ufal. “Desde o primeiro momento estamos fazendo todos os encaminhamentos, divulgando os procedimentos para que os alunos procurem a Proest e as demais pró-reitorias acadêmicas no sentido de resolver as pendências individualmente. Estamos vigilantes, tomando as providências necessárias e que nos são cabíveis para solucionar o que ainda falta ser feito”, explicou Ruth Vasconcelos, coordenadora de Política Estudantil.

No início da semana, a professora Elaine Pimentel já havia pedido para que os estudantes se mobilizassem para avisar aos demais sobre a necessidade de regularizar a situação. “Nós fizemos tudo que é possível e agora é necessário acompanhar a tramitação dos processos. A ocupação, por si só, não resolve o problema”, salientou a coordenadora de Ações Acadêmicas da Proest.

Os estudantes que estão ocupando o Gabinete da Reitoria fizeram um vídeo com bolsistas que ainda estão sem receber, com o intuito de sensibilizar os gestores diante da situação precária pela qual muitos estavam passando. Membros do movimento alegavam que a ocupação era uma tentativa de garantia de direitos previstos em lei. Ruth Vasconcelos solicitou que o material fosse encaminhado à Proest para que sejam tomadas as providencias necessárias para resolver a situação.

Ainda nesta quarta-feira (19), o grupo recebeu uma moção de apoio do comando de greve da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), diante do ato de ocupação da Reitoria. Também estiveram presentes à reunião os professores Eduardo Lyra, pró-reitor de Extensão, e Felipe Sarmento, coordenador de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação.