Enfermaria Mãe Canguru do HU recebe primeiro recém-nascido

Unidade começa a funcionar, de fato, com chegada de bebê prematuro que receberá cuidados para ganho de peso

05/08/2015 13h03
Ingrid Vitória é a primeira paciente da Unidade Mãe Canguru

Ascom HU

A recém-inaugurada Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru (Ucinca), mais conhecida como enfermaria Mãe Canguru do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), recebeu o primeiro paciente na última segunda-feira (3). Ingrid Vitória, que nasceu prematuramente em 5 de julho, foi transferida da UCI Neonatal onde estava internada para receber os cuidados preconizados pelo método Canguru e ganhar peso suficiente para garantir a alta hospitalar.

A mãe da bebê, Tamara Maria da Conceição, comemorou a transferência para a nova enfermaria, especialmente porque terá a filha sob seus cuidados no mesmo espaço, além de ser preparada pela equipe multiprofissional para lidar com a criança quando for para casa. Vitória nasceu aos 7 meses de gestação pesando apenas 1,1 quilo. Para ter seu quadro de saúde estabilizado clinicamente, precisou da assistência neonatal na UTI e, posteriormente, da UCI do hospital.

Hoje, os profissionais da enfermaria Mãe Canguru buscam garantir as condições necessárias para que a bebê chegue a pesar 1,7 quilo e, dessa forma, fique apta para deixar o hospital. A pequena Ingrid Vitória está mamando exclusivamente no peito e sua mãe já começou a receber as orientações que podem garantir um desenvolvimento saudável para ela.

A enfermaria Mãe Canguru foi inaugurada no último 31 de julho pelo superintendente Paulo Teixeira, que avaliou o serviço como significativo avanço na assistência neonatal do HU. A Enfermaria fica no 3º andar do hospital e possui cinco leitos para mães e seis berços para os bebês. O ambiente está equipado com itens indispensáveis para garantir a assistência completa aos pacientes, conta com uma equipe multiprofissional e atendimento 24 horas em enfermagem.

O método Mãe Canguru é destinado a recém-nascidos de baixo peso e sua principal característica é o contato pele-a-pele entre mãe e bebê, por tempo indeterminado. O acesso ao novo serviço é para pacientes com peso de, no mínimo, 1,250 quilo, transferidos da UCI Neonatal do hospital.