Comando da Polícia Comunitária se reúne com reitor Eurico Lôbo

Encontro teve como foco parcerias com ações voltadas para o Conjunto Denisson Menezes

12/08/2015 16h13 - Atualizado em 12/08/2015 às 16h18
Representantes de órgãos estaduais e da Ufal participaram da reunião

Diana Monteiro - jornalista

O comando da Polícia Comunitária do Estado esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 12, com o reitor Eurico Lôbo para tratar de ações e firmar parcerias tendo como foco o Conjunto Denisson Menezes, onde a Universidade Federal de Alagoas desenvolve atividades de extensão, por meio do Projeto Vizinhança. O coordenador, major Alexandre Costa, comunicou a instalação de uma base móvel de Polícia Comunitária de Alagoas, naquela comunidade, a partir desta quinta-feira, 13, pela manhã.

O Conjunto Denisson Menezes foi escolhido pelo alto grau de vulnerabilidade social apresentado. E foram esses índices que levaram a implantação do Projeto Vizinhança, que é coordenado pela assistente social Lúcia Moreira. O projeto se caracteriza como um espaço de realização de atividades que envolvem diversos cursos de graduação da instituição.

Essa base no Denisson é a primeira base móvel de Polícia Comunitária de Alagoas, mas o Governo do Estado já implantou em seis bairros da capital, seis bases fixas para a promoção de ações de cidadania, que vão da saúde ao lazer. São eles: Jacintinho, Tabuleiro do Martins (Conjuntos Osman Loureiro, Carminha, Santa Maria e Selma Bandeira) e Vergel do Lago.

O reitor Eurico Lôbo enalteceu a importante iniciativa e enfatizou que a Ufal tem o dever com a sociedade, reafirmando a necessidade do engajamento de todos para que o objetivo seja alcançado. Enalteceu a atuação da assistente social da Ufal, Lúcia Moreira, e de sua luta e obstinação frente aos inúmeros desafios enfrentados desde a década de 90, ainda quando a comunidade do Denisson Menezes vivia na conhecida Cidade de Lona, ao lado do Hospital Universitário (HU).

Durante a reunião, a tenente Dayana Queiroz fez uma explanação sobre a atuação da Polícia Comunitária. Na oportunidade, ela disse que as ações tradicionais são acrescidas de ações preventivas junto às comunidades com alto grau de vulnerabilidade social e índices expressivos de violência e criminalidade.

O major Alexandre Costa reforçou a importância da parceria com a Ufal nas ações planejadas que envolvem várias secretarias do governo estadual, como a da área da Saúde, representada, na ocasião, pela assessora Júlia Tenório Levino. “A Universidade é uma importante parceira e nós precisamos dessa parceria e a aliança com a ciência é fundamental para os avanços esperados”, frisou

A coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas (Nevial), Ruth Vasconcelos, destacou a importância da reunião como espaço de discussão que vislumbra o futuro promissor, reafirmando o compromisso dos estudos e pesquisas necessários para a grave problemática que atinge a sociedade de uma forma geral.

Também participaram da reunião, Elaine Pimentel, da Pró-reitoria Estudantil, Nélia Callado, da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufal, o pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra, e o coordenador de Extensão, José Roberto Santos.