Hospital Universitário avança na assistência neonatal e ganha enfermaria Mãe Canguru

Método serve como assistência para bebês recém-nascidos de baixo peso

27/07/2015 10h13 - Atualizado em 27/07/2015 às 15h06
Estiveram presentes na inauguração, o superintendente do Hu, Paulo Teixeira; professor Duílio Marsiglia, gerente Administrativo; Lindinalva Freitas, chefe da Divisão de Enfermagem; Iramirton Moreira, chefe da unidade da Criança e do Adolescente Linda Délia Pedrosa, pediatra e coordenadora da Unidade Neo Natal

Estiveram presentes na inauguração, o superintendente do Hu, Paulo Teixeira; professor Duílio Marsiglia, gerente Administrativo; Lindinalva Freitas, chefe da Divisão de Enfermagem; Iramirton Moreira, chefe da unidade da Criança e do Adolescente Linda Délia Pedrosa, pediatra e coordenadora da Unidade Neo Natal

Ascom HU

O Hospital Universitário (HU) dá um importante passo para aumentar a qualidade da assistência neonatal na instituição, com o funcionamento da enfermaria exclusiva para recém-nascidos prematuros que recebem cuidados por meio do método Mãe Canguru no 3º andar do hospital, próximo às unidades neonatais UTI e UCI. O setor funciona de forma ininterrupta com uma equipe especializada e multiprofissional.

Atualmente, o HU já trabalha com o método em sua primeira fase, com bebês internados na UTI e UCI neonatais e a inauguração do novo serviço é uma vitória dos profissionais médicos e da enfermagem que se engajaram pessoalmente na estruturação do ambiente. Além disso, a equipe recebeu da superintendência do hospital o apoio indispensável para concretizar o projeto.

Como funciona

O método Mãe Canguru é uma assistência neonatal destinada a recém-nascidos de baixo peso que implica em mantê-los em contato pele-a-pele com a mãe por tempo indeterminado e enquanto ambos entenderem ser prazeroso. O bebê é posto em posição vertical no colo da mãe, assim como fazem os marsupiais após o nascimento de seus filhotes.

Segundo explica a enfermeira Geisa Rodrigues de Oliveira, na enfermaria Mãe Canguru o objetivo dos profissionais é garantir assistência para aumentar o peso do bebê e preparar a família para os cuidados que serão dispensados a ele após a alta hospitalar. O acesso ao novo serviço é para crianças com peso de, no mínimo, 1,250 Kg, que estejam clinicamente estável; tenham alimentação plenamente enteral e cujas mães estejam dispostas a participar, fazendo o acompanhamento. Os bebês ficam na enfermaria até terem atingido um peso acima de 1,7 Kg.

A enfermaria Mãe Canguru dispõe de cinco leitos para as mães e seis berços para os bebês. Além disso, está equipada com berço aquecido, berço de reanimação; aspirador; bombas de infusão e de seringa e uma equipe multiprofissional com assistência 24h na área de enfermagem. O ambiente comporta um banheiro para mães e um posto de atendimento, como as demais unidades neonatais do hospital.

Entre as vantagens do método Mãe Canguru, os profissionais apontam o aumento do vínculo entre mãe e filho; a redução do tempo de separação mãe-filho onde o bebê ficaria sem estimulação sensorial; estimulação do aleitamento materno; redução do número de bebês em UTIs e UCIs, além de favorecer a diminuição de infecção hospitalar e ampliar a confiança dos pais no manuseio do seu filho prematuro, mesmo após a alta hospitalar.

Fazem parte da equipe a médica chefe da assistência neonatal no hospital, Linda Délia; e a neonatologista Ana Maria Cavalcante. A equipe de enfermagem é coordenada por Ana Emília Barbosa e conta com as profissionais Geisa Gabriella, Cátia Lisboa, Ana Cristina Macena, Ana Carla Aquino, Clívia Mirelly da Silva e Gleysa Ferreira. Além disso, o serviço terá fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.