Campus Arapiraca realiza 3ª Semana de Física

Professores e alunos da Ufal e do Instituto Federal de Alagoas compartilharam atividades

14/07/2015 12h34 - Atualizado em 15/07/2015 às 09h35
Oficina de pipas, onde alunos viram, na prática, os estudos da dinamica de voo

Oficina de pipas, onde alunos viram, na prática, os estudos da dinamica de voo

Jhonathan Pino - jornalista

O mês de junho terminou movimentado no Campus Arapiraca. Ao menos 110 alunos do curso de Física licenciatura, das modalidades presencial e a distância, reuniram-se para participar da 3ª Semana de Física. Como parte da programação do evento foram realizados minicursos, oficinas e apresentação de projetos de pesquisas.

A Semana de Física existe desde 2010 e, de acordo com a professora Lidiane Omena, o evento é realizado com a intenção de atrair a atenção dos alunos de graduação. “Buscamos englobar os conhecimentos da atuação de um profissional formado em Física em diversas áreas, como nas universidades, hospitais, escolas e empresas. Esse evento ajuda a despertar um interesse maior dos alunos de graduação em finalizar o curso, motivando-os através de palestras e minicursos que mostram a diversidade da atuação do profissional formado na área”, relatou.

Foram palestrantes da Semana professores do curso de Física do Campus Arapiraca e do Instituto de Física do Campus A.C. Simões, em Maceió, como Kleber Serra, Gleuber Tomaz, Eduardo Fonseca e Maria Socorro Seixas, além de docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), caso de Frederico Passos e José Leandro de Albuquerque. “Foram abordadas temáticas envolvendo as possíveis atuações de um profissional formado em Física, abrangendo tanto a área de educação, como também área de pesquisa acadêmica”, frisou Lidiane.

Os dois minicursos denominados Introdução à Matlab e As equações da física no ensino médio: Mecânica, foram ministrados, respectivamente, pelos professores André Baggio, do Instituto de Física da Ufal, e José Leandro Albuquerque, do Ifal. Os discentes envolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) realizaram a oficina de pipas, para explicar a dinâmica de voo delas. Eles passaram a experiência adquirida com o uso da temática nas escolas, sob a orientação do professor Samuel Albuquerque, do Campus Arapiraca.

Alunos de graduação envolvidos com projetos de iniciação científica e monitoria também apresentaram trabalhos, nas modalidades oral e em banner. Os do ensino médio, envolvidos no projeto Astronomy Club Eclipse (Clube de Astronomia Eclipse), também puderam entrar em contato com as atividades ofertadas.