Sinfra propõe novas medidas de segurança no Campus A.C. Simões

Acesso à Ufal nos fins de semana e feriados deve ser informado ao órgão com antecedência

07/05/2015 14h52 - Atualizado em 13/05/2015 às 01h27
Sinfra propõe novas medidas de segurança no Campus A.C. Simões

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo e Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou nota solicitando aos gestores que informem com antecedência sobre a necessidade de realizar serviços nas Unidades Acadêmicas ou no Campus A.C. Simões, em Maceió, por servidores ou terceirizados nos fins de semana, feriados e fora do horário do expediente administrativo. A medida deve melhorar o controle de acesso e a segurança no campus.

O órgão reforça ainda que quando houver necessidade de acesso à Ufal nos dias e horários indicados acima, o gestor deve indicar nome do servidor ou prestador de serviço, hora, local e serviço a realizar para que a empresa de segurança seja informada e faça o devido controle. Para mais informações, a Superintendência recomenda a ligação para os seguintes números: (82) 3214-1290 / (82) 3214-1020 / (82) 3214-1180 / (82) 3214-1184.

Mudança no sistema de controle

A Ufal também está mudando o atual sistema de controle de acesso ao Campus A.C. Simões. Segundo Nélia Callado, superintendente de infraestrutura da Universidade, o antigo cartão dos servidores e estudantes será substituído pelo sistema TAG Controle de Acesso, que resulta na identificação automática de veículos com alta precisão. No entanto, um programa de cadastro está sendo elaborado para que a comunidade universitária possa se cadastrar. Atualmente, todos apertam um botão vermelho, mas quando os TAGs forem fixados nos para-brisas dos carros, as cancelas se abrirão automaticamente.

Uma etiqueta de proximidade fixada no para-brisa identifica os veículos no sistema, o que faz abrir e fechar cancelas e portões. Os visitantes deverão apertar o botão vermelho da cancela e se identificar para os vigilantes dizendo aonde irão. Nesse momento, o visitante vai receber um papel que deve ser autenticado e devolvido na saída. Os pedestres continuarão com os cartões, que deverão passar nas catracas que estão sendo recuperadas e voltarão a funcionar. Com isso, diminuiremos a vulnerabilidade do campus”, explicou Nélia.

Saída será bloqueada em dois pontos

No final de março, a Sinfra liberou a via lateral de acesso ao campus, mas a superintendente informou que a saída será bloqueada em dois pontos: um, depois da Superintendência, por trás do Arboretum; e o outro, após o Biotério, onde está sendo construída a guarita elevada. No primeiro bloqueio, onde terá o quiosque de fibra de vidro com um vigilante, será permitida apenas a passagem de carros para o biotério. Já no segundo bloqueio, a passagem de carros vai ser bloqueada, liberada apenas para os pedestres”, disse Nélia.

A superintendente também alertou que nos fins de semana e todas às noites, a partir das 22h30, o acesso principal ao Campus A.C. Simões, em Maceió, será liberado. No entanto, os demais portões ficarão fechados. “Isso reitera que estamos sempre atentos à questão de segurança da nossa Universidade e tomando sempre as devidas providencias”, avisou Nélia Callado.

Leia mais: Ufal busca diálogo com comunidade vizinha para concluir projeto de acesso seguro ao campus.