Música ao vivo e outras atrações na Expofísica 2015

Mais de mil alunos do ensino médio são esperados até esta sexta-feira, último dia do evento

21/05/2015 11h35
Instrumentos musicais para estudar Física

Lenilda Luna - jornalista

Quando chegou ao Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Alagoas, acompanhando a turma do 3º ano do Colégio São Lucas, Felipe Matheus nunca imaginou que seria convidado a dedilhar no violão uma de suas músicas preferidas. Ele tocou a introdução de Stairway to Heaven, um clássico do rock, do Led Zepellin. A apresentação improvisada aconteceu na sala de Física da Música, onde os professores e alunos do curso buscam apresentar da forma mais concreta possível alguns conceitos de ondas sonoras.

Além do violão, a sala tinha uma banda completa, com bateria, baixo, guitarra e teclado. "A ideia é mostrar que esse conteúdo da escola tem muita relação com o nosso cotidiano", destacou Elton Malta Nascimento, professor do IF. Os físicos que participam do grupo não são formados em música, mas tocam como hobby. A apresentação artística é um estímulo para os alunos. "Escolhemos a música porque todo mundo gosta, independente do estilo. Aqui trabalhamos, de forma divertida, as definições de timbre, intensidade, altura, amplitude e frequência", explicou o professor.

Felipe Matheus disse que gosta de Física, mas é bom sair da sala de aula e aprender de forma diferente. "As aulas ficam mais interativas e os estudantes prestam mais atenção", garantiu o estudante do ensino médio. Assim como ele, centenas de alunos circularam pelas salas temáticas buscando mais conhecimento da disciplina. "O evento cresce a cada ano e estamos cumprindo nosso objetivo de atrair a atenção dos estudantes para as várias possibilidades de estudo nessa área", afirma a coordenadora da Expofísica, professora Maria Tereza de Araújo.

Nos três dias de evento, a expectativa é de receber mais de mil alunos. Além dos grupos de escolas, a Expofísica também recebe visitantes individuais, curiosos com os experimentos. Este ano, o evento comemora o Ano Internacional da Luz, com estandes sobre A Física da Música; A Física da Dança; O Barato da Física; A Luz na Ciência, Tecnologia, Natureza e Cultura; além de atividades práticas com laser e mostra de experimentos didáticos. A Expofísica continua até ás 16h, desta sexta-feira, 22.