Unidades se reúnem para divulgar Dia Mundial da Saúde

Ação serviu como alerta para a comunidade sobre melhor qualidade de vida

10/04/2015 11h39 - Atualizado em 13/04/2015 às 11h55
Estudantes de Enfermagem fizeram a aferição de pressão arterial de pessoas da comunidade

Estudantes de Enfermagem fizeram a aferição de pressão arterial de pessoas da comunidade

Jhonathan Pino – jornalista 

A Pró-reitoria de Gestão de pessoas (Progep), o Hospital Universitário (HU), a Secretaria Municipal de Saúde e algumas ligas acadêmicas da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) e da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além da Universidade de Ciências Médicas da Saúde de Alagoas (Uncisal), se reuniram na Praça da Paz do Campus A.C. Simões, em Maceió, na última terça-feira (7) para promover ações conjuntas e divulgar o Dia Mundial da Saúde. 

O evento trouxe vacinações contra o Tétano e Hepatite B, aferição da pressão arterial e glicemia, além de massagens corporais, ginástica laboral e divulgação dos serviços de saúde do Gabinete Odontológico. Conforme Conceição Clarindo, assistente social da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), essas atividades seguem o calendário do Ministério da Saúde. “Essa campanha não é só para cuidar do servidor, mas também dos estudantes e das comunidades vizinhas a Universidade”, disse a técnica. 

O Gabinete Odontológico está disponível para estudantes e servidores no Espaço Cultural, das 7h às 19h. Para utilizar deste equipamento, basta apresentar o comprovante da matrícula, no caso de discente; ou do contracheque, no caso dos professores e técnicos. 

Exame de sintomas e atenção ao corpo 

A Famed esteve presente com a Liga Acadêmica de Clínica Médica, na promoção de ações de educação e promoção à saúde, voltados para hipertensão, diabetes e doenças da pele, além do Núcleo de Saúde Pública (Nusp), que por meio da Sala de Cuidados divulgou as práticas integrativas, massagens corporais, reiki, e reflexologia. 

Edna Bezerra falou sobre a importância da divulgação dessas práticas no evento. “Este é um dia em que a gente trabalha muito o despertar do autocuidado em saúde, de um outro olhar que não a medicação, de como as práticas integrativas podem ajudar bastante na melhoria da qualidade de vida das pessoas” disse a professora da Famed e uma das coordenadoras das ações. 

Representando a Esenfar, a professora Clódis Tavares levou para o evento a Liga de Doenças Negligenciáveis, composta por alunos de várias faculdades públicas e particulares, para panfletagem e realização de exames de pessoas com possíveis sinais e sintomas de doenças, com ênfase em Hanseníase, Tuberculose e câncer de pele. “A gente está falando sobre lesões de pele, alterações da sensibilidade, sintomáticos respiratórios de pessoas com tosses há mais de três semanas e os encaminhando para as unidades de referência de Maceió”, disse a docente. 

Clódis relata que muitas das doenças negligenciáveis são endêmicas no Estado, no entanto, muitas delas continuam sendo identificadas tardiamente porque ainda existem preconceitos entre os profissionais, por isso a importância de uma formação diferenciada para trabalhar com os sintomas de enfermidades como Tuberculose, a Leishmaniose, a Leptospirose, a Esquistossomose, a Filariose e a Cisticercose. 

Já a Liga Acadêmica de Nefrologia também aproveitou a oportunidade para a divulgação das doenças renais. “Existem alguns sintomas que podem ser manifestados sistematicamente e outros localmente. O aparecimento repentino de inchaços na região dos olhos, mudanças na espumação ou coloração da urina, além do normal, esses são os principais sintomas de um paciente que está num estágio mais avançada da doença”, expõe Renata Oliveira, integrante da Liga e aluna da Uncisal.