Guias da Educação a Distância ganham novas versões e já estão disponíveis

Documentos produzidos pela Cied foram atualizados, ampliados e tiveram novo tratamento gráfico

06/04/2015 14h11 - Atualizado em 14/06/2023 às 11h50

Daniel Borges – estudante de Jornalismo

Desde o início do ano passado, a Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) oferece guias didáticos para auxiliar o trabalho dos envolvidos na produção da Educação a Distância (EaD) ofertada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Essa ferramenta foi aperfeiçoada e acabam de serem lançadas as novas versões dos guias do Tutor, do Coordenador e de Produção de Material Didáticos. E não é só isso. Os guias também trazem a sistematização das operações de novos setores da Cied, como Transição Didática e Suporte ao Moodle.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Produção de Materiais Didáticos, Guilmer Brito, o documento serve para orientar toda a comunidade acadêmica, principalmente os professores e coordenadores ligados a EaD, sobre os processos funcionais e de produção de material didático. Ele garante que no guia estão sistematizadas todas as orientações, como envio, fluxo e retorno do material.

“O guia é um documento importantíssimo, porque até então se o professor tivesse alguma dúvida de como produzir seu material didático, ele tinha que ligar para Cied e muitas vezes as informações eram desencontradas. Agora a informação é uniformizada, o que está valendo é o que consta nele, além de ser de fácil acesso, qualquer professor que esteja fazendo algum material de educação a distância já sabe exatamente como produzir, qual formato enviar e os padrões a colocar, facilitando a vida de todos”, reforça Brito.

Segundo o responsável pelo setor de design da Cied, Raphael Araújo, quando foi sugerido a atualização dos guias foi pensado apenas em revitalizá-los, retirando a carga da identidade antiga da Cied e tornando-o mais enérgico e evolutivo, com novos padrões de cores institucionais. “Escolhemos a cor vermelha, que é a cor padrão da Cied atualmente. Revitalizamos toda a proposta visual, pensando nas cores institucionais bem como revisando e ampliando as informações que estão contidas em todos os guias, incluindo os novos setores de Transição Didática e Suporte Moodle”, explicou Araújo.