Ufal lança exposição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

“Sou Mulher, Sou Ufal!” fica no hall da Reitoria até esta sexta-feira e depois segue para Biblioteca Central

05/03/2015 18h24 - Atualizado em 18/03/2015 às 18h13
Professoras de Biblioteconomia se veem na exposição

Pedro Barros – estudante de Jornalismo

São as mulheres na Ufal e pela Ufal”, expressou a professora do curso de Biblioteconomia, Adriana Lourenço, depois de observar a exposição Sou Mulher, Sou Ufal!, instalada no hall da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A mostra, aberta desde a última segunda-feira (2), traz 53 fotografias de servidoras de diversos setores dos três campi da instituição.

A responsável pela produção foi a Assessoria de Comunicação, que montou uma equipe especial para o projeto formada pela relações públicas Janaina Alves; a jornalista Simoneide Araújo, coordenadora do setor, e os bolsistas Mariana Madeiro e Jônatas Medeiros, também fotógrafo. O trabalho começou no fim de janeiro, com visitas aos campi e a diversos setores da Universidade em Maceió.

Segundo Jônatas, a produção foi intensa. “Deu um pouco de trabalho para a gente fazer esse projeto pelo tamanho da Universidade. Tivemos que viajar para Arapiraca, Delmiro Gouveia, Rio Largo… A gente não conseguiu contemplar todos os setores, mas, pelo menos, conseguiu mostrar cada área: saúde, exatas e humanas. Ver o resultado é muito legal, é uma sensação de dever cumprido”, contou.

A ideia foi mostrar os bastidores do trabalho das mulheres na Ufal, explicou Janaina. “Costumamos lembrar da mulher como mãe, dona de casa, mas esquecemos um pouco que, dentro da universidade, elas têm um papel diferenciado. Há muitas entre nós que se destacam, estando a frente de setores, de pró-reitorias, temos a própria vice-reitora. Quisemos exaltar a força da mulher e mostrar de que forma o trabalho delas contribui para o crescimento da instituição”, disse a comunicadora.

Conforme a equipe, cada foto tem uma história diferente, portanto, merece, cada uma, um nome. Flores do Agreste homenageia as servidoras de Arapiraca, Belezas Naturais retrata a equipe feminina do Museu de História Natural, Guardiãs dos Livros apresenta as mulheres da Biblioteca Central e Prontas para Ajudar, as servidoras do Hospital Universitário.

A coordenadora de Política Estudantil da Ufal, Ruth Vasconcelos foi uma das servidoras fotografadas e declarou estar maravilhada diante do trabalho. “Estou achando a coisa mais linda do mundo. Fiquei maravilhada com o encontro de tantas mulheres lindas e inteligentes. Isso faz da universidade um espaço de mais sensibilidade, porque a mulher tem essa possibilidade de ver o mundo pela razão e pela emoção; tantas delas participando da Ufal devem fazer realmente a diferença”, expressou.

A exposição é itinerante e fica em cartaz no hall da Reitoria até esta sexta-feira, 6 de março. Depois segue para o hall da Biblioteca Central até o dia 13 de março. A Unidade de Penedo e os campi Arapiraca e do Sertão também recebem a mostra.