Hospital Universitário recebe pesquisador internacional para palestra

Ricardo Pietrobon falará sobre o programa de internacionalização em pesquisa e seus vários aspectos e aplicabilidades

16/03/2015 13h09 - Atualizado em 16/03/2015 às 13h10

Tâmara Albuquerque – Ascom HU

O Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) oferece à comunidade acadêmica da Ufal, especialmente aos pesquisadores, a oportunidade de participar de uma palestra com o doutor e PhD, Ricardo Pietrobon, da Duke University Medical Center (EUA), sobre o programa de internacionalização em pesquisa e seus vários aspectos e aplicabilidades. A palestra, que será proferida em português, acontecerá nesta terça-feira, 17, no miniauditório 1 do hospital, às 14h.

Segundo o professor Marcelo Costa Oliveira, coordenador do Setor, a intenção é discutir os mecanismos para melhorar o grau de internacionalização a países das Américas (com foco especial nos Estados Unidos), Europa e Ásia. “Nosso convidado vai abordar, entre outros itens, algumas oportunidades existentes que podem auxiliar o pesquisador a aumentar o número de parcerias internacionais em relação à publicações internacionais, propostas de financiamento e intercâmbios” explica.

O convidado permanecerá em Maceió por uma semana, período em que cumprirá agenda na Universidade e prestará consultoria aos pesquisadores que participarem da palestra. No encontro, Ricardo Pietrobon também vai orientar o público sobre como utilizar os bancos de dados como um mecanismo para parcerias que tragam ganhos mútuos aos seus participantes. Além disso, outro tema que promete gerar uma boa discussão, será a privacidade dos dados em saúde.