Ufal realiza curso de extensão rural em parceria com Senar Alagoas

Iniciativa busca capacitar alunos para prestarem assistência técnica a médios produtores

13/02/2015 14h07 - Atualizado em 13/02/2015 às 15h33
Aula de Campo com os alunos do Ceca que participam do Pronatec

Wende Evangelho – estudante de Jornalismo e Janaina Alves - relações públicas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Alagoas (Senar/AL), realizando o curso de Agricultura Orgânica, no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo. O objetivo é capacitar os participantes para o trabalho em projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa).

Ao todo, serão capacitados 21 alunos oriundos, em sua maioria, do curso de graduação em Agronomia do Ceca, selecionados pelo Mapa. Após o período de formação, esses alunos estarão aptos a prestar assistência técnica gerencial para os médios produtores rurais em todo o Brasil.

“Esta é a primeira turma voltada aos alunos de Agronomia que a Ufal forma em parceria com o Senar”, disse o professor Davi Alves. Segundo ele, a demanda foi verificada pelo próprio Ministério, que mobilizou o Senar para a formatação do plano pedagógico e a inclusão do curso no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação.

A carga horária é de 240 horas e as atividades coordenadas por Rita de Cassia de Lima Gouveia e Davi Alves Pereira Júnior. As aulas são divididas em teóricas, dinâmicas de grupo, práticas no campo e na visão gerencial das propriedades rurais, com disciplinas como Metodologia de Ater do Senar, Horticultura Orgânica e Metodologia de Gestão de Propriedades Rurais.