Maternidade e unidades neonatais do HU funcionam com superlotação

Mesmo assim atendimento está mantido, dando prioridade às pacientes de alto risco

20/02/2015 14h13

Ascom HU

A maternidade e as unidades neonatais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, registram superlotação de pacientes na manhã desta sexta-feira (20). A situação persiste desde o ano passado, quando a Maternidade Escola Santa Mônica reduziu seu atendimento por problemas estruturais.

No setor de pré-parto, onde as gestantes aguardam o momento de dar à luz, estão internadas hoje 22 pacientes, 12 a mais que a capacidade oficial de atendimento. O setor possui 12 leitos nas enfermarias e as pacientes extras estão alojadas em macas, inclusive no corredor, como ocorrido ao longo do último ano. No sexto andar, ou pós-parto, todos os 48 leitos estão ocupados.

Na UTI Neonatal, a superlotação de pacientes é crítica e chega a 80%. O setor, que oficialmente funciona com dez leitos, está com 18 recém-nascidos. Na UCI Neonatal encontram-se internados 20 bebês, quando a capacidade é de 19 leitos.

Apesar da superlotação, a maternidade do Hospital Universitário permanece aberta, com a realização da triagem das gestantes para que os internamentos sejam prioritários  a pacientes de alto risco.