Ufal divulga edital para preenchimento de 5.408 vagas por meio do Sisu

Vagas contemplam 111 cursos de graduação presenciais com inscrições a partir de 19 de janeiro

12/01/2015 11h51 - Atualizado em 12/01/2015 às 14h52

Redação Ascom 

Foi publicado nesta segunda-feira, 12, pelo Núcleo Executivo de Processos Seletivos (NEPS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o edital sobre o Processo Seletivo para o ingresso nos cursos presenciais de graduação da Ufal para o ano letivo de 2015. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, a partir de 8h do dia 19 de janeiro e encerradas no final do dia 22 de janeiro, no horário oficial de Brasília. 

São oferecidas 5.408 vagas em 111 cursos presenciais de graduação. A seleção será realizada em fase única, exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no exercício de 2014 e inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado será divulgado no dia 26 de janeiro. A Copeve vai publicar no endereço eletrônico os resultados e em seguida vai processar a lista de espera.

Distribuição de vagas

As vagas disponibilizadas pela Ufal serão divididas em duas demandas: Ampla Concorrência e Reserva de Vagas/Cota. Os critérios para as demandas das cotas estão definidos no Edital. A Ufal estabelecerá peso 1 para todas as provas do Enem e não estabelecerá nota mínima para aprovação, exceto para a prova de redação, que atenderá ao mínimo exigido pelo Sisu. 

O candidato que não dispuser de computador para efetuar sua inscrição pela Internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados no NEPS/Copeve, na sede do Campus A. C. Simões, em Maceió, em dias úteis, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não haverá cobrança de taxa de inscrição dos candidatos às vagas ofertadas por meio do Sisu. 

Veja aqui o Edital.

Entenda o processo

O candidato poderá inscrever-se em até duas opções de curso. É vedada a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta. Os cursos ofertados em mais de um turno são considerados cursos diferentes. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções de cursos, bem como efetuar o cancelamento. A classificação será efetuada com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema. 

As vagas eventualmente não ocupadas ao fim das chamadas regulares realizadas por meio do Sisu 2015.1 referentes ao Processo Seletivo da Ufal serão preenchidas mediante utilização da Lista de Espera disponibilizada pelo Sisu. Para participar da Lista de Espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do Portal do Sisu, no período de 26 de janeiro até as 23h59 do dia 6 de fevereiro, no horário de Brasília. 

Para que todas as vagas disponibilizadas no Edital sejam preenchidas, a Ufal publicará os editais de convocações para a pré-matrícula e para a confirmação de matrícula no site da Copeve. Serão publicadas convocações necessárias e possíveis, respeitando as normas os prazos previstos na legislação interna da Universidade. Esgotadas as possibilidades de preenchimento de vagas dos Cursos de Graduação da Ufal ofertados no Sisu 2015.1, e, ainda, havendo vagas, a Ufal poderá disponibilizar estas vagas por meio de Edital próprio. 

As matrículas serão organizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e pelas Coordenadorias de Registro e Controle Acadêmico (CRCA), nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

Leia mais em: Ano letivo de 2015 na Ufal começa no dia 9 de março.