Mestrado profissional em Matemática recebe nota máxima da Capes

Curso é semipresencial e realizado por uma rede composta de 90 campi e está inserido em 67 instituições de ensino superior

08/01/2015 09h52 - Atualizado em 08/01/2015 às 16h09
A pró-reitora Simoni Meneghetti comemora o conceito do Profmat

A pró-reitora Simoni Meneghetti comemora o conceito do Profmat

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo 

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que atende professores de matemática da Educação Básica de escolas públicas, foi avaliado pela Capes com nota 5. O curso é semipresencial e realizado por uma rede composta de 90 campi e está inserido em 67 instituições de ensino superior. 

O Profmat foi idealizado em 2011 pelos professores Marcelo Viana, atual presidente da SBM, e Hilário Alencar da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), já formou mais de 1.400 mestres e conta atualmente com mais de 2.800 alunos matriculados. De acordo com o professor Hilário, a Ufal integra desde o início a rede do Profmat e atualmente é coordenado na Universidade por Luis Guillermo Martinez, do Instituto de Matemática. 

Por meio do mestrado profissional, a Ufal já formou 24 mestres e possui atualmente 47 alunos matriculados e em março deste ano receberá mais 30 alunos. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), Simoni Meneghetti, a conquista do Profmat é de extrema importância em nível nacional e localmente a Ufal colhe os frutos. 

O conceito 5 traduz um trabalho de qualidade e sério, que tem importância e impacto extremamente positivo, na formação pós-graduada desses profissionais que atuarão de forma diferenciada na Educação Básica de nosso estado”, finaliza a pró-reitora.