Ufal Solidária: Universidade faz entrega de donativos arrecadados

Ação beneficiou mais de 130 idosos que vivem em abrigos de Maceió

26/12/2014 10h55 - Atualizado em 26/12/2014 às 17h23
Ufal entrega donativos arrecadados com servidores

Ufal entrega donativos arrecadados com servidores

Redação Ascom 

Após 30 dias de arrecadação da campanha Ufal Solidária, uma equipe da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) entregou, na sexta-feira (19), fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos não perecíveis a instituições que amparam idosos em Maceió. A ação beneficiou mais de 130 pessoas que vivem em abrigos nos bairros da Ponta Grossa e Serraria. 

Os idosos do Lar São Francisco de Assis, na Serraria, se confraternizaram no momento em que receberam a equipe da Ascom para entregar os donativos arrecadados. A diretora-presidente, Maria José de Melo, conhecida como Dona Bete, disse que o Lar funciona há 68 anos, abriga 72 idosos – entre homens e mulheres e depende exclusivamente de contribuições. “Para nós, que vivemos das doações, tudo é importante. Mesmo aquelas em pequenas quantidades vêm para suprir nossas necessidades. Essa época [Natal] é bastante propícia e as pessoas geralmente ajudam um pouco mais”, explicou. 

O Lar, que oferece serviços de saúde para os idosos, também conta com uma equipe multiprofissional de saúde composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Alguns desses profissionais são alunos de cursos de saúde da Ufal que possuem convênio com o abrigo para a prática de estágio. 

O segundo abrigo visitado para a entrega de doações foi a Casa do Pobre de Maceió, situada no bairro da Ponta Grossa. A Casa, que também depende de contribuições, faz parte da Diocese de Maceió, funciona há 83 anos e abriga 63 idosos. “As mulheres são maioria no abrigo. Os idosos não têm parentes ou mesmo foram abandonados”, disse José Eneilson, agente de portaria e responsável pela guarda dos donativos. 

De acordo com Janaina Alves, relações públicas da Ufal, campanhas como esta demonstram a preocupação social que a Universidade tem com a comunidade na qual está inserida. Ela destaca a necessidade de que ações semelhantes sejam encorajadas não só no período do Natal, mas também em outras épocas do ano. “O que antes seria uma doação singela, ganha força quando nos engajamos. É algo que nos envolve de tal forma que quem doa ganha mais do que quem recebe”, destacou a servidora. 

Os dois abrigos beneficiados pela campanha Ufal Solidária são abertos para visitação e aceitam voluntários. Para mais informações sobre como ajudá-los, basta entrar em contato pelos telefones ou endereços: 

Lar São Francisco de Assis, situado na Travessa Presidente Vargas, Barro Duro. Telefone: (82) 3241-0431; 

Casa do Pobre de Maceió, na Rua Santo Antônio, nº 1083, Ponta Grossa. Telefone: (82) 3351-4097.