Uma noite de encontro, homenagem e saudosismo

O 4º Festival de Cinema Universitário de Alagoas movimenta a cidade de Penedo

21/11/2014 10h54 - Atualizado em 21/11/2014 às 18h55
Público marcou presença no primeiro dia do 4º Festival de Cinema Universitário de Alagoas

Público marcou presença no primeiro dia do 4º Festival de Cinema Universitário de Alagoas

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo 

Na noite da última terça-feira (18), teve início o 4º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, realizado na histórica cidade de Penedo. A solenidade de abertura foi realizada em uma estrutura montada especialmente para o evento, na Praça 12 de Abril, às margens do Velho Chico. 

Na cerimônia, subiram ao palco a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rachel Rocha; a coordenadora de política estudantil da Pró-reitoria Estudantil (Proest), Ruth Vasconcelos; o coordenador do Festival de Cinema, Sérgio Onofre; o diretor da Unidade de Ensino de Penedo, Petrônio Coelho; e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, Mário Aloísio. 

É uma satisfação dar continuidade a esse projeto pelo quarto ano consecutivo. Parabenizo o professor Sérgio Onofre e a equipe que organiza este evento. Posso dizer que é uma alegria para a Ufal poder retomar um festival de cinema em Penedo. Estamos na quarta edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas e é gratificante ver o quanto o evento cresceu ao longo desses anos”, parabenizou Rachel Rocha. 

Em seu discurso, o coordenador Sérgio Onofre agradeceu à presença do público, aos parceiros do evento e comemorou a realização de mais uma edição do Festival. “A cada ano o Festival vem crescendo e a tendência é vê-lo se fortalecer. Fizemos um esforço muito grande para trazer mais pessoas para o Festival, como os alunos de cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Há uma perspectiva de o evento ocupar cada vez mais espaço e ter uma maior projeção em âmbito nacional”. 

A coordenadora de política estudantil da Ufal destacou também a parceria entre a Proest, realizadora do Festival de Música da Ufal (Femufal) e a Pró-reitoria de Extensão (Proex), diretamente ligada à organização do Festival de Cinema Universitário. “Desde o ano passado, as duas pró-reitorias são parceiras nessas atividades culturais, que é um ganho não só para a universidade, mas para a sociedade alagoana também, através da circulação de música e cinema pelo Estado”, disse Ruth Vasconcelos. 

O diretor da Unidade de Ensino de Penedo, Petrônio Coelho, destacou a relevância do evento para a cidade. “A importância para Penedo é enorme, lembrando que a cidade era conhecida pelos seus grandes festivais de cinema e a Ufal está tentando resgatar essa tradição de Penedo, não só no cinema, como nas outras artes também”, destacou. 

Nesta edição, a programação do Festival de Cinema se concentra em três locais: Centro de Cultura e Extensão Universitária, Teatro Sete de Setembro e a Praça 12 de Abril, que recebe a Mostra Competitiva e as atrações musicais. 

Homenagem a Tairone Feitosa 

O grande homenageado desta edição do Festival, Tairone Feitosa, também esteve presente na solenidade de abertura e recebeu o troféu Canoa de Tolda das mãos da vice-reitora da Ufal. “Estou muito honrado com esta homenagem. Parabenizo a universidade pela iniciativa e pela continuidade do evento. O que eu posso dizer é: viva o cinema brasileiro, viva o cinema nordestino, viva o cinema alagoano, viva o cinema!”, disse Tairone em seu agradecimento. 

Em seguida, o público e os convidados desta edição assistiram ao documentário Confissões de Tairone Feitosa, onde o roteirista relata momentos de sua carreira; e ao documentário Tempo de Cinema, dirigido por Rafhael Barbosa. Neste último curta, a história da cultura cinematográfica em Penedo é relatada em depoimentos de pessoas que acompanharam o Festival Brasileiro de Cinema de Penedo nas décadas de 1970 e 1980 e têm uma relação de afeto com a cidade. 

Primeira noite de Mostra Competitiva e atrações musicais 

De uma seleção de 25 filmes, foram exibidas cinco na primeira noite de Mostra Competitiva: John Feldman e a Moto, Voltando para Casa, Estátuas Vivas, Dezembro e Ofuscado. Antes do início da sessão, o diretor do filme Dezembro, Dário Júnior, subiu ao palco para apresentar o filme ao público. 

Após a sessão de filmes, o público prestigiou os shows da Circulação Femufal, com os vencedores do 5º Femufal, Rodrigo Cardoso, Kíssia Barros, Daniel Lima e Rock Lane.