Reitor da Ufal saúda os primeiros servidores da Ebserh no Hospital Universitário

Os 150 profissionais empossados participaram da programação de integração

10/11/2014 11h40 - Atualizado em 10/11/2014 às 11h44
Reitor Eurico Lôbo saúda os novos servidores da Ebserh

Lenilda Luna - jornalista

Nesta segunda-feira, 10, os 150 primeiros servidores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que vão trabalhar no Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas participaram do programa de integração. No início das atividades, o reitor da Ufal, Eurico Lôbo, que não pôde estar presente na posse, realizada na última sexta-feira (6), fez questão de saudar os novos contratados.

Eurico Lôbo destacou a importância deste momento simbólico, que foi conquistado depois de muitos embates e polêmicas. "Para chegarmos a esse momento, tivemos que superar desafios enormes. Havia um debate nacional, no qual alguns setores argumentavam que a Ebserh significaria a privatização dos hospitais universitários", relembrou o reitor.

O reitor destacou que foi preciso esclarecer muitos aspectos, para que a adesão da Ufal à Ebserh fosse aprovada no Conselho Universitário (Cosuni). "Apresentamos argumentos para comprovar que nosso interesse era apoiar uma empresa pública que garantisse funcionalidade, operacionalidade e qualidade a esse hospital, possibilitando que essa instituição atenda melhor à população", ressaltou Eurico Lôbo.

Segundo o reitor, foi fundamental que os gestores tivessem a convicção de estar lutando pelo interesse público. "Vocês, que estão se incorporando a essa equipe, precisam ter a dimensão do que esse hospital representa para a sociedade alagoana, onde 90% da população é usuária do SUS. Aqui, reunimos profissionais reconhecidos, desde os médicos, aos enfermeiros e técnicos", declarou o reitor aos novos servidores.

O reitor quis conferir qual a origem dos novos servidores e pediu que levantassem a mão os que não eram de Alagoas. Constatou-se que, nesse primeiro grupo, a grande maioria é de alagoanos. Novas contratações e solenidades de posse devem ser realizadas até o preenchimento das 754 vagas oferecidas no concurso.

Nesta segunda-feira, continuando a programação, os servidores da Ebserh acompanharam uma palestra sobre Saúde do Trabalhador, proferida pela médica Raquel Guimarães e, em seguida, visitaram as dependências e unidades do HU. O período da tarde ficou reservado para a elaboração dos planos de tarefas para os novos contratados.