Encontro de Iniciação Científica promove debate em Maceió e Arapiraca

O evento apresenta trabalhos dos bolsistas Pibic

12/11/2014 11h12
Auditório da Reitoria ficou repleto de estudantes e professores na abertura em Maceió

Auditório da Reitoria ficou repleto de estudantes e professores na abertura em Maceió

Pedro Barros - estudante de Jornalismo 

Os próximos dois dias serão de muita troca de conhecimentos na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na manhã desta terça-feira (11), foi realizada a abertura do 24º Encontro de Iniciação Científica da Ufal, que tem por objetivo apresentar os trabalhos dos estudantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) durante o período 2013/2014. 

A cerimônia aconteceu simultaneamente no Auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e no Auditório do Campus Arapiraca, onde a professora Elizabeth Sampaio de Melo, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ministrou a palestra "A Excelência da Iniciação Científica para as IES". 

Em Maceió, a solenidade lotou o auditório de bolsistas e orientadores. "É muito satisfatório ver esse espaço repleto. Esse é um momento muito rico para que toda a comunidade esteja aqui dialogando e trocando ideias muito pertinentes. Seguramente será um momento de aparecimento de muitas pesquisas multi e interdisciplinares", disse o reitor Eurico Lôbo. 

A importância do diálogo e do contato pessoal no ambiente acadêmico marcou a palestra "Conhecer em companhia: trajetos de formação de futuros pesquisadores", ministrada pelo professor especialista em comunicação Antônio Fausto, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). "A ideia do fazer mais com menos, a lógica do produtivismo está no nosso meio. Professores, pesquisadores e até os bolsistas de iniciação científica passam a ser envoltos em um novo sistema produtivista. Operam para as máquinas e para as lógicas cujos relatos dos seus relatórios não são compartilhados para os pares, mas para os formulários. Isso provoca uma erosão na tradição universitária", polemizou o estudioso. 

Além do gestor e do palestrante, compuseram a mesa de abertura a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Simoni Meneghetti, e a coordenadora de pesquisa, Karina Salomon. 

Programação 

Este ano, foram aprovados 757 trabalhos, de todas as áreas de conhecimento existentes na Ufal. Os alunos terão 10 minutos para apresentação oral e slides e serão arguidos por avaliadores externos. Os trabalhos do Campus Sertão serão apresentados em Maceió. 

No dia 12, a programação segue das 8h às 18h e no dia 13, das 8h às 12h, com encerramento às 15h, no Auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC). Na ocasião, ocorrerá a Reunião Final de Avaliação, com a presença dos representantes dos avaliadores externos e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep). 

O 24º Encontro de Iniciação Científica da Ufal é organizado pela Coordenação de Pesquisa da Propep. A comissão organizadora é formada pelos servidores Eva Vilma Alves, Josilan Paulino, Berenice Pimentel e Karina Salomon e pelos bolsistas Gleydson Monteiro, Lucinelma dos Santos, Mayara Santana, Lídia Michaeli, Vanila Gomes e Lyara Chagas.