Dia da Consciência Negra: feriado em Alagoas

Na Ufal, o dia 20 de novembro também foi aprovado como feriado total pelo Conselho Universitário

17/11/2014 12h31 - Atualizado em 19/11/2014 às 12h11

Lenilda Luna - jornalista

Durante esta semana da Consciência Negra, a Universidade Federal de Alagoas realiza atividades e participa da programação de outras instituições, com o intuito de promover a reflexão sobre a necessidade de promover a igualdade racial.

A semana culmina com o Dia da Consciência Negra, estabelecido pela lei 12.519/2011, que, no entanto, não determina a obrigatoriedade de feriado. Em Alagoas, o feriado foi estabelecido pela Lei Estadual n° 5.724 de 1995. Na Universidade Federal de Alagoas, o dia 20 de novembro também foi aprovado como feriado total pelo Conselho Universitário. 

Como acontece todos os anos, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Ufal participa e colabora da programação organizada pelo Governo do Estado de Alagoas e pela prefeitura municipal de União dos Palmares, para celebrar a memória de Zumbi dos Palmares, líder negro homenageado no feriado de 20 de novembro. Em União do Palmares, a programação já está sendo realizada com palestras e exposições. 

No dia 19 de novembro será realizado o Encontro Etno e de Desenvolvimento Cultural Quilombola, no auditório da Prefeitura, a partir de 14h. Já no dia 20 de novembro, a programação começa às 4h da madrugada com várias celebrações em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga. 

Veja a lista das cidades brasileiras onde 20 de novembro é feriado aqui. E veja também o Calendário Acadêmico da Ufal.