Ufal oferta curso para técnicos de escolas das redes municipal e estadual

Aula inaugural será na próxima segunda-feira, 6 de outubro, no auditório da Reitoria

02/10/2014 17h16

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ofertará um curso de extensão intitulado Formação Continuada em Conselhos Escolares voltado aos técnicos das redes estadual e municipal de Alagoas. A aula inaugural será realizada na próxima segunda-feira, 6, a partir das 9h, no auditório Nabuco Lopes, situado no prédio da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Estarão presentes todos os cursistas selecionados, além de representantes dos parceiros envolvidos, sendo estes da Secretaria Estadual de Educação (SEE-AL), Ministério da Educação (MEC), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outros. Na Ufal, o evento conta com coordenação dos professores Edlene Cavalcante e Jorge Eduardo de Oliveira (Adjunto), ambos do Centro de Educação (Cedu).

O curso Formação Continuada em Conselhos Escolares integra as ações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação e tem como principal objetivo contribuir para o debate e aprofundamento do princípio constitucional da gestão democrática da educação, especialmente no que concerne à participação das comunidades escolar e local em Conselhos Escolares.

Será dividido em duas etapas: a primeira, terá como objetivo de estudo os cadernos de 1 a 6 componentes do material pedagógico do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. A segunda etapa comporta os capítulos de 7 a 12. Ambas possuem carga de 100h e as aulas serão ofertadas via internet, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ministrado pela Ufal em parceria com a Coordenação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

Aos aprovados no curso, serão entregues certificados emitidos pela Ufal.