Tour de combate ao câncer de pele será realizado em Penedo no fim de semana

Sociedade Brasileira de Dermatologia levará para a Praça 12 de Abril um caminhão adaptado para consultas

16/10/2014 16h07 - Atualizado em 16/10/2014 às 17h21

Tâmara Albuquerque - Ascom HU

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) colocou em circulação, no último final de semana, um caminhão especialmente adaptado para consultas que vai percorrer milhares de quilômetros do território brasileiro com ações de prevenção e combate ao câncer de pele. O Tour de Combate ao Câncer de Pele, que visitará cidades do litoral e do interior do país, foi iniciado por Salvador, no sábado passado (10), e tem parada programada de dois dias em Alagoas, no município de Penedo.

Neste próximo fim de semana, dias 18 e 19, o veículo estampado com o slogam “previna-se” abrirá as portas à população de Penedo e de municípios vizinhos. Serão feitas consultas dermatológicas gratuitas com exame de pele, biópsias e tratamento imediato, além de fazer encaminhamentos dos casos mais complexos e que exigirem essa conduta.

O “tour” promovido pela SBD conta com a parceira de dermatologistas das regionais locais para dar assistência e orientações à população. Em Penedo, o caminhão-consultório ficará estacionado na Praça 12 de Abril, no centro da cidade, com atividades iniciadas a partir das 8h. Segundo informa a médica Socorro Ventura, que preside a SBD em Alagoas, no ano passado o Estado também foi contemplado com a iniciativa e recebeu o conultório itinerante em Palmeira dos Índios. Na ocasião, foram realizados 350 atendimentos no município.

O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população. Cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele, que é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e tem na exposição inadequada ao sol seu maior fator de risco. “As pessoas podem evitar os efeitos nocivos do sol protegendo a pele diariamente com protetores solar, roupas e acessórios. É importante evitar a radiação solar direta e de forma inadequada porque os esses efeitos são cumulativos” explicou a médica.

Ela alerta que esses cuidados não devem ser adotados apenas no verão, mas que nesta estação específica devem ser dobrados. O “tour” é uma iniciativa que integra o Programa Nacional de Combate ao Câncer de Pele, que está em sua 15ª edição, e que, em novembro, fará a busca ativa de casos no Dia de Combate, a maior campanha médica do mundo, apontada pelo Guiness World Records.